Como sempre, a origem destes pratos deliciosos costuma ser rústica. Com o Poke (em dialeto local Poke significa cortado em pedaços) não foi diferente. No Havaí, os pescadores, na volta de sua jornada, preparavam um prato com peixe cru temperado e cortado em cubos grandes, servido em uma tigela com arroz japonês.
O alimento é leve, saudável e fácil de preparar. Tem a cara dos dias de hoje: é comprar, preparar, servir e comer. Em menos de 20 minutos está pronto para saborear.É menos forte do que o ceviche (mais marinado) e, na minha opinião, mais saboroso que o temaki.
Pode-se usar atum, salmão, cebola, cebolinha, nori (ou outra alga), gergelim e molhos, que combinam sucos cítricos, óleo de gergelim, shoyu…
Aqui em casa o temos comido com frequência,incrementado, com abacate, manga, ovas e até castanhas, com ou sem arroz. O poke é rápido e fácil, mas tem um segredo: a qualidade dos ingredientes, que devem ser frescos.
Poke de salmão
Ingredientes
- 120 gramas de salmão em cubos
- 1/2 suco de limão
- 1/2 suco de laranja
- 10 folhas de alface de vários tipos
- 1/2 fatia de abacate avocado
- 2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
- 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim
- 1 punhado de cebolinha-verde picada
- 1 pitada de gergelim
- raspa de limão-siciliano a gosto
- Togarashi a gosto (pimenta japonesa; se não encontrar, troque por mix de pimentas calabresa, caiena e do-reino preta) – obs. usei o mix de pimenta – fica ótimo
Deixe um comentário