7 alimentos indispensáveis para um dia a dia mais saudável

unnamedEm meio ao turbilhão de informações que cercam o mundo da nutrição, muitos acabam ficando perdidos sem saber o que consumir. Não é para menos. Todos os dias são lançados novos alimentos no mercado com campanhas fortíssimas que prometem mundos e fundos, deixando o consumidor confuso, sem saber o que comprar.

A minha opinião? Quanto mais simples, fácil e rápido, melhor. Por isso resolvi dar umas dicas sobre alguns produtos comuns e baratos do dia a dia que sempre devemos comprar para ter um truque na manga.

Iogurte

Claro, se você não tiver intolerância a lactose. O iogurte natural é um produto prático. Em uma emergência você pode carrega-lo com você para onde for. É um ótimo lanche intermediário, excelente complemento no café da manhã e também pode ser consumido na ceia, aquela ultima refeição da noite quando bate uma fominha e a maioria fica perdido sem saber o que comer. Ele contém carboidratos, proteínas, minerais e ainda microorganismos vivos que ajudam na manutenção da microbiota do intestino. Existem vários tipos de iogurte no mercado, entre eles o natural, desnatado e a versão light.

Castanha do pará

Rica em selênio, magnésio e gorduras do bem, a castanha do pará é um excelente lanchinho e pode ser combinada com qualquer tipo de fruta fresca ou seca ou até mesmo combinada com o iogurte. É prática, não precisa ser armazenada em geladeira e na correria do dia a dia pode ser levada na bolsa ou na mochila para qualquer lugar.

Ovo

Nosso querido coringa na cozinha. Ele que nos permite fazer pratos variados como omeletes, crepiocas, panquecas, ovo mexido, poche, quente, cozido e mais inúmeras preparações. Pode ser a fonte principal de proteína do café da manhã, almoço ou jantar. A gema contém propriedades incríveis como vitamina A e E, colina, selênio ou seja, um verdadeiro antioxidante. Uma dica é preferir os ovos orgânicos, de galinha caipira. Olha as propriedades de um ovo orgânico comparado com ovo de granja:

1/3 menos colesterol 2/3 mais vitamina A 3 vezes mais vitamina E
¼ menos gordura saturada 2 vezes mais ômega-3 7 vezes mais betacaroteno

 Arroz integral

Diferente do arroz branco, esse alimento possui vitaminas B e fibras por ainda conter o farelo. Uma pesquisa feita por nutricionistas da Universidade Tufts, nos Estados Unidos concluiu que os nutrientes encontrados nos alimentos integrais são eficazes na redução de açúcar no sangue e gordura abdominal. Em consequência, o coração é beneficiado: células gordurosas mais “murchas” significam menos inflamação nas artérias e, claro, menos trabalho para fazer o sangue circular. Além de ser um alimento super prático, pois você pode cozinha-lo no domingo por exemplo e congelar em pequenas porções para a semana inteira.

Frutas da época

Eu adoro frutas da época, são sempre docinhas, fresquinhas e suculentas. Ter frutas da época em casa é indispensável para qualquer ser humano que procura uma vida saudável – com exceção dos casos de intolerância a frutose ou frutosemia (isso é papo para outro post). As frutas são ricas em vitaminas, minerais, água, são práticas para serem consumidas e também podem ser levadas na bolsa. Podem ser consumidas qualquer hora do dia.

Chocolate Amargo

Se você é daqueles que aprecia um docinho, então preste atenção! Ao invés de sair por aí comprando balas e sorvetes, opte pelo chocolate amargo. Ele é rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo. Além de tudo é uma sobremesa prática e saudável.

Vegetais escuros

São fontes de vitaminas A e C, ácido fólico e potássio. O brócolis por exemplo contém nutrientes anticancerígenos devido a presença de fitoquimicos em sua composição. Além disso é muito prático. Pode ser cozido no vapor e armazenado em geladeira por 5 dias

escritopor2gabriela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s