Spaghetti ao Creme de Espinafre

Olá pessoal, 

Como a Marina já disse no post anterior, sou a mais nova colaboradora aqui do Batata e é um prazer poder compartilhar com vocês as minhas mirabolâncias culinárias. 
Há pouco menos de dois meses fui diagnosticada com a doença celíaca, que é a intolerância do organismo ao glúten, como o pessoal já explicou direitinho nesse post aqui.
Sou descendente direta de italianos e não vivo sem uma boa massa, então dá pra imaginar o meu desespero quando a médica disse, toda sorridente (não entendo como eles conseguem), que eu nunca mais poderia saborear uma deliciosa lasagna. Pois é, que tristeza!
Mas nem tudo está perdido nesse mundo! Ainda bem que a indústria focada em produtos sem glúten evoluiu bastante nos últimos cinco anos. Há mais ou menos 8 anos atrás, quando minha mãe descobriu que ela tinha intolerância ao glúten e à lactose (filha de peixe…), eram pouquíssimas as opções de pães, bolos, massas etc para os celíacos e era um verdadeiro sofrimento viver uma vida de privações. 

Hoje em dia já existem marcas especializadas em produtos sem glúten como a Marilis, a Casarão, a Aminna, dentre várias outras. Vale dar uma passada no site da Acelbra que lá eles listam os principais fornecedores desses produtos no Brasil. 

Eu sempre gostei de cozinhar e inventar coisas novas na cozinha, mas não sou nenhuma expert no assunto. Cozinho quando estou com fome e quando dá na telha. E foi a partir da descoberta dessa doença (que no final das contas me ajudou a ter uma alimentação muito mais balanceada e saudável do que antes, coisa que eu sempre lutei a vida inteira para ter) que resolvi fazer da trempe a minha melhor amiga.
Sem mais papo furado, vamos ao que interessa. 
Pra estrear minha colaboração no blog, escolhi uma receita que fiz ontem aqui em casa: spaghetti ao creme de espinafre e frango grelhado no suco de laranja. Sem pânico, que o negócio é fácil!
Massa:
100g de spaghetti de arroz Casarão
1 litro de água fervente
Sal e azeite a gosto
Creme de Espinafre:
1/2 maço de espinafre lavado, escorrido e picado
1 colher de sopa de manteiga ou azeite extra virgem
1/2 cebola peq. picada (se preferir pode ser inteira)
1/2 pote de requeijão light
1/2 lata de creme de leite sem soro
sal e pimenta do reino a gosto
Frango Grelhado:
1 peito de frango desossado médio
1 dente de alho amassado
Suco de 1 laranja
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo:
Massa: 
A preparação da massa é como qualquer outra: ferva a água, coloque um fio de azeite e algumas pitadas de sal, coloque o macarrão e deixe cozinhar. A diferença é que a massa de arroz demora um pouco mais para cozinhar. Recomendo provar o macarrão após uns 10 minutos para ver se está no ponto.
Depois de cozida é só escorrer, passar na água fria para interromper o cozimento e reservar.
Creme de Espinafre:
Doure a cebola picada em cubinhos no fio de azeite. 
Adicione o espinafre e deixe refogar bem. Se achar necessário, pingue um pouco de água para ajudar o cozimento.
Após cozido, retire o espinafre, pique bem fininho e retorne à panela.
Acrescente o requeijão e deixe derreter. Após, acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta do reino, se achar que está faltando tempero (geralmente o requeijão já contém sal, então vale provar antes de colocar mais). 
Mexa bem e desligue em seguida.
Frango:
Tempere o peito de frango dos dois lados com o alho amassado, sal e pimenta do reino e deixe descansar em um recipiente com o suco de laranja enquanto prepara os outros ingredientes.
Depois é só grelhar bem dos dois lados para que fiquem dourados e bem passados. 
Pronto, aí é só montar o prato e se deliciar!
Espero que gostem da receita… até a próxima! 🙂
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s