10 dúvidas frequentes sobre o Colesterol

Atualmente muitas pessoas tem me questionado sobre o Colesterol (e por incrível que pareça, a população jovem está com o Colesterol elevado). Os níveis aumentados de colesterol é uma doença, chamada de Hipercolesterolemia.
Preparamos algumas respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Colesterol.

(figura encontrada no site http://www.formosaportal.com.br através do google imagens)


– Devemos evitar ‘proteínas’ para diminuir o colesterol?
Não. A proteína não aumenta o colesterol, e sim a gordura animal. A carne vermelha não aumenta o nível de colesterol por causa da proteína, e sim da gordura. Retirar a gordura aparente da carne ao preparar é uma dica para ingerir menos gordura, mas não elimina toda a gordura da carne.
 
– O Abacate aumenta o colesterol?
Não. O Abacate é uma fruta. O colesterol é uma gordura de origem animal.
 
O azeite diminui o colesterol?
O colesterol total (aquele que não pode ultrapassar 200mg/dL) é uma razão entre o HDL e o LDL. O HDL é o colesterol ‘bom’ e o LDL o colesterol ‘ruim’. Quando o LDL está alto demais, e o HDL baixo demais, o Colesterol Total Aumenta. Quando o HDL está alto demais, e o LDL baixo, o Colesterol total diminui os níveis. O azeite é excelente para o aumento dos níveis de HDL (colesterol bom), o que pode reduzir o colesterol total.
 
– Como diagnosticar o colesterol alto?
O colesterol alto é diagnosticado através de exame de sangue.
 
– Quais os sintomas da hipercolesterolemia?
A hipercolesterolemia é uma doença silenciosa. Porém alguns estudiosos já tem notado a presença de alguns sintomas, como dormência nas mãos, ardência na pele. Mas são dados ainda em estudos. Por isso o check up é a melhor saída para evitar as consequências da hipercolesterolemia.
 
– Quais as consequências da hipercolesterolemia?
Os níveis aumentados de colesterol podem provocar : aterosclerose, infarto do miocárdio, aneurismas, avc, hipertensão, tromboses.
 
– Apenas os obesos podem ter hipercolesterolemia?
Não! A hipercolesterolemia não é uma doença que acomete apenas os obesos! Muitas pessoas consideradas magras podem ter níveis aumentados de colesterol. Algumas pessoas sofrem de hipercolesterolemia familiar. Essa é uma doença congênita e genética, ou seja: a criança já nasce com o colesterol elevado. Essas pessoas podem ser obesas ou não, e geralmente o tratamento é feito com remédios e controle da dieta.
 
– Como reduzir o colesterol?
Primeiramente devemos procurar um médico, para que este resolva se o tratamento será feito apenas com reeducação alimentar ou se a utilização de medicamentos também é válida. No caso da reeducação alimentar, a gordura da dieta deve ser diminuída, evitando carne vermelha, frituras, redução de óleo no preparo dos alimentos; assim como o incentivo a exercícios físicos, redução do estresse, introdução de alimentos que aumentam os níveis séricos de HDL (o bom colesterol).
 
– Quem tem pressão alta, obrigatoriamente tem colesterol alto?
Não. Muitas pessoas são acometidas de hipertensão e não tem hipercolesterolemia, e vice versa. São duas doenças associadas, mas que não tem a obrigatoriedade de acontecerem juntas.
 
Qual o significado das siglas HDL, LDL e VLDL?
HDL é o ‘bom colesterol’. Sua sigla significa High Density Lipoprotein (traduzindo: lipoproteína de alta densidade).
LDL é o “mau colesterol’. Sua sigla significa Low Density Lipoprotein (traduzindo: lipoproteína de baixa densidade)
VLDL é uma lipoproteína que ‘carrega’ o colesterol no corpo. É um ‘primo próximo’ do LDL. Sua sigla significa Very low density lipoprotein (traduzindo: lipoproteína de muito baixa densidade).





Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s