Embora não haja indícios de contaminação por coronavírus após a ingestão de alimentos, alguns cuidados devem ser observados:
- No caso de alimentos ingeridos crus, como sushis e sashimis, o cuidado deve ser maior, uma vez que esse produto não é lavado antes do consumo.
- Tábuas, superfícies e facas devem constantemente higienizadas com solução clorada. A lavagem das mãos deve ser mais frequente e mais cuidadosa.
- Os funcionários devem utilizar máscaras de proteção e/ou escudo facial (os face shields).
- O funcionário que fecha as embalagens deve utilizar luvas, assim como todos os entregadores, mesmo os terceirizados -de aplicativos como iFood e Rappi.
Se você tiver certeza de que seu restaurante cumpre estas normas, o perigo será mínimo.
De um modo geral, até hoje, o FDA (Food and Drug Administration) e o EFEA (European Food Safety Authority) não reportaram registro de casos em que alimentos tenham sido a via de transmissão desse vírus, assim como não foi encontrada no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nenhuma informação relacionada ao assunto.
Apesar disto, é possível que o vírus originado de gotículas provenientes de um espirro ou tosse e transportadas pelo ar ou pelas mãos de alguém contaminado cheguem até um alimento ou embalagem. Entretanto, até o momento, não houve relatos de que isso tenha ocorrido. Em geral, acredita-se que os vírus sobrevivam por mais tempo em superfícies não porosas, como plásticos, e por menos tempo em superfícies porosas, como papelão.
Alimentos cozidos são mais seguros. Ainda não existem dados publicados quanto à temperatura apropriada para matar o SARS-CoV-2, entretanto, o vírus SARS causador do surto de 2003, que é bastante similar ao SARS-CoV-2, é morto pelo aquecimento a cerca de 60°C por 15 minutos. Temperaturas mais altas irão matá-lo em menos tempo. Considerando a similaridade dos vírus, é provável que o aquecimento até essa temperatura consiga matar também ao SARS-CoV-2.
Para as embalagens de alimentos, é recomendado descontaminar as superfícies como caixas, latas e garrafas. Uma boa sanitização, incluindo lavar as mãos de maneira correta e com frequência, inclusive antes e depois de manusear as embalagens de alimentos, desinfetar superfícies, bancadas, puxadores, maçanetas e outras superfícies com as quais se tem muito contato é uma boa ideia.
🙏😊😘👏👏👏👏
Enviado do Yahoo Mail no Android