Continuando a tarefa de publicar as regras alimentares simples, esta é a regra número 52 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post). Até agora, quase todos os posts falaram sobre o que comer, a partir deste o assunto é como comer.
Regra 52 : Compre pratos e copos menores e mais três truques simples para comer menos.
Mas será que faz diferença ? Não só o tamanho do prato, mas também alguns pequenos truques. São todos úteis para os tempos de confinamento.
1. Arrume a cozinha
Já pensou em manter sua cozinha mais arrumada ?
Em um trabalho de 2016, os pesquisadores de Cornell concluíram que um ambiente caótico e desordenado nos leva a comer tira-gostos desnecessários.
O estudo, publicado na revista científica Environment and Behavior, concluiu que nas cozinhas bagunçadas é mais fácil ingerir calorias em excesso. Observou-se que mulheres estressadas deixadas em uma cozinha bagunçada comeram o dobro de calorias do que outro grupo na mesma cozinha quando esta estava organizada e silenciosa.
2. Use pratos pequenos
Os mesmos pesquisadores analisaram também como o tamanho dos pratos pode influenciar na quantidade de alimentos que ingerimos.
Você já ouviu falar em “ilusão de Delboeuf” ? Ele observou que quando olhamos círculos concêntricos, o tamanho percebido do círculo interior muda quando se altera a circunferência do círculo exterior.
A medida que o círculo exterior aumenta, a percepção é de que o círculo interior fica menor.Uma ideia parecida pode ser aplicada aos pratos que usamos no dia a dia: quanto maiores eles são, menor parece a porção de comida.
Pratos grandes podem fazer com que a quantidade de comida pareça menor, e os pequenos fazem o efeito contrário.
3. Atenção às cores
Em outro artigo os pesquisadores investigaram o efeito que tem o contraste de cores sobre a quantidade que comemos.
Os participantes que comeram em pratos que tinham pouco contraste de cores (por exemplo, massa com molho de tomate em prato vermelho) se serviram com cerca de 30% a mais de comida do que aqueles que comeram em um prato branco.
O contraste de cores entre os pratos e a toalha de mesa ajuda a reduzir o tamanho das porções em até 10%.
Por isso, os pesquisadores sugeriram em seu artigo publicado no Journal of Consumer Research que pequenas mudanças no design da mesa podem ter um impacto sobre o quanto comemos.Se você quer comer menos, experimente então selecionar pratos que, por sua cor, contrastam com a cor da comida.
Se, pelo contrário, você quer comer mais vegetais e folhas verdes, prove servi-los em um prato verde.
4. Evite filmes tristes
Se você vai ver um filme e não quer engordar, fique longe dos filmes tristes.Um estudo do mesmo laboratório mostrou que os espectadores que viram filmes triste comeram entre 28% e 55% mais pipocas, tanto em um experimento de laboratório quanto em um pequeno cinema.
Em um estudo anterior, os pesquisadores concluíram que os filmes de ação e aventura também levam os espectadores a ingerir mais calorias, mas apenas se elas estão ao alcance das mãos.
Para evitar o risco de que um filme te faça comer demais, o melhor é manter os snacks fora do alcance das mãos e, idealmente, bem longe do sofá.
Fontes:
- Clutter, Chaos, and Overconsumption: The Role of Mind-Set in Stressful and Chaotic Food Environments. Vartanian LR, Kernan KM and Wansink B. Environment and Behavior. 2016
PARA SABER MAIS:
- The Role of Portion Size, Energy Density, and Variety in Obesity and Weight Management . BJ Rolls – Handbook of Obesity Treatment, 2018 – books.google.com
-
Batata e Ciência: Como enganar o seu cérebro para desejar uma alimentação saudável
-
Quatro truques que podem te ajudar a comer menos – BBC Brasil
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura’” (Ler post)
Regras Número 10 e 11: “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)
Regra Número 12: “Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado e fique longe do centro “(Ler post)
Regras Número 13 e 14: “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”(Ler post)
Regras 15,16 e 17: “Fuja do Supermercado Sempre Que Puder” “Compre seus lanches na feira””Se veio de um vegetal, coma, se foi fabricado, não coma”(Ler post)
Regras Número 18 e 19: “Fuja do supermercado sempre que puder”; “Compre seus lanches na feira (Ler post)
Regras Número 20 e 21: “Só coma alimentos preparados por humanos” ou “Não ingira alimentos preparados em locais nos quais se exige que todo mundo use touca cirúrgica”(Ler post)
Regra 22: Coma principalmente vegetais, sobretudo folhas. (Ler post)
Regra 23: Comer o que fica em pé numa perna só (cogumelos e vegetais) é melhor que comer o que fica em pé em duas patas (aves), que é melhor que comer o que fica em pé em quatro patas (porcos,vacas e outros mamíferos). (Ler post)
Regra 24: Faça refeições coloridas. (Ler post)
Regra 25: Beba a água do espinafre. (Ler post)
Regra 26: Coma animais que se alimentaram bem (Ler post)
Regra 27:Se tiver espaço compre um freezer (Ler post)
Regra 28: Adoce e salgue a sua comida você mesmo (Ler post)
Regra 29: Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regra 30: Coma como um onívoro (Ler post)
Regra 31: Coma alimentos cultivados em solo saudável (Ler post)
Regra 32: Coma alimentos silvestres quando puder (Ler post)
Regra 33: Não se esqueça dos peixinhos oleosos (Ler post)
Regra 34: Coma alguns alimentos que foram pré-digeridos por bactérias ou fungos (Ler post)
Regras 35,36: Adoce e salgue sua comida você mesmo; Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regras 37 e 38 : Quanto mais branco o pão mais cedo você vai para o caixão – Que tipo de dieta devo comer /Dê preferência aos tipos de óleo e de grãos moídos em mós – (Ler post)
Regra 39: Coma todas as besteiras que quiser, desde que você mesmo as cozinhe- (Ler post)
Regra 40: “Seja o tipo de pessoa que toma suplementos – depois retire os suplementos” (Ler o post)
Regra 41: Coma mais como os franceses.Ou os japoneses.Ou os italianos. Ou os gregos (Ler o post)
Regra 42: Olhe com ceticismo para os alimentos não tradicionais (Ler o post)
Regra 43: Tome um copo de vinho durante o jantar (Ler o post)
Regra 44: É melhor pagar ao dono da mercearia do que ao médico (Ler post)
Regra 45: “Coma menos”(Ler o post)
Regra 46: Pare de comer antes de se sentir satisfeito (Ler o post)
Regras 47, 48 ,49,50 e 51 : Coma quando tiver fome, não quando estiver entediado … (Ler o post)