Microondas são ondas de radiação eletromagnéticas exatamente iguais às ondas de rádio, mas com um comprimento de onda (a distância entre dois picos consecutivos da onda eletromagnética) mais curto e com energia mais intensa.
Quanto maior o comprimento de onda, menor será a sua frequência (número de oscilações da onda por segundo), tendo também menor energia.
As micro-ondas, também chamadas de magnétrons, começaram a ser mais estudadas e produzidas na Segunda Guerra Mundial, por cientistas britânicos, com a finalidade de detectar aeronaves inimigas. O sinal era emitido e o objeto a ser detectado refletia essas ondas; esse eco, por sua vez, era detectado pelo RADAR (do inglês “Radio Detection And Ranging”) e, desse modo, descobriam não só a localização do objeto, mas também sua forma, velocidade e para qual direção estava se movimentando.
As propriedades específicas de uma radiação dependem pelo comprimento de onda específico e da energia. Não há como cozinhar com a luz, nem ler no escuro iluminado por um microondas.
As microondas são geradas por um tubo de vácuo, magnetron, que as descarrega para dentro de seu forno e elas ficam quicando de um lado para outro dentro do forno enquanto o magneton estiver operando.
A potência de cozimento de um forno de microondas vai depender do número de watts produzidos dividido pelo número de litros do forno.
Exemplo :Um forno que gere 900 watts de saída e tenha 27 litros tem uma potência de cozimento de (900/27 = 33,3), isto vai impactar no tempo de cocção entre diferentes fornos. Fique atento para os tempos descritos nas receitas com microondas , eles variam de forno para forno.
Deixe um comentário