Continuando na tarefa de publicar as regras alimentares simples, estas são as regras número 47,48,49,50 e 51 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post). Até agora, quase todos os posts falaram sobre o que comer, a partir deste o assunto é como comer.
Regra 47 : “Coma quando tiver fome, não quando estiver entediado”
Regra 48 : “Consulte sua barriga”
Regra 49 : “Coma devagar”
Regra 50 : “O banquete está na primeira garfada”
Regra 51 : “Passe curtindo uma refeição o mesmo tempo que o investido em prepará-la ”
É estranho, mas você já se deu conta que na maioria das vezes comemos sem fome ? Comemos por tédio, para fazer companhia, porque estamos tristes ou porque estamos alegres.
Fome (do latim faminem) é o nome que se dá à sensação fisiológica pelo qual o corpo percebe que necessita de alimento para manter suas atividades inerentes à vida, já o apetite é o desejo de comer, alimentar-se, a fome sentida.
A maioria de nós permite que sinais externos e em geral visuais determinem o que queremos comer. Quanto maior a porção, mais comemos.(1) Estudos mostram que este efeito é maior com os alimentos que preferimos e quanto maior a garfada mais servimos.
Não por acaso, os restaurantes de fast food têm aumentado o tamanho de suas porções ao longo do tempo. O quadro abaixo mostra como algumas guloseimas aumentaram de tamanho em comparação há 20 anos e o quanto isto representa em calorias a mais.
A saciedade está altamente relacionada ao preenchimento do estômago Seu cérebro pode demorar vinte minutos para receber a informação de que seu estômago está cheio (saciedade), portanto comer devagar é o melhor que você tem a fazer. Assim, se a porção é maior e você tem menos tempo, provavelmente você vai comer mais.
Há um provérbio indiano que diz “Beba a comida, mastigue a bebida“.
O quadro abaixo, publicado pelo Washington Post mostra o quanto apenas uma porção comida em um restaurante se aproxima da necessidade diária de uma mulher ou homem (em vermelho)
Coma devagar o suficiente para liquefazer o o alimento e movimente a bebida pela boca para saboreá-la plenamente antes de engoli-la. Pouse o garfo entre uma garfada e outra.
Outro provérbio diz que “o banquete está na primeira garfada”. Cada garfada posterior proporciona um prazer menor.
PARA SABER MAIS:
(1) The Role of Portion Size, Energy Density, and Variety in Obesity and Weight Management . BJ Rolls – Handbook of Obesity Treatment, 2018 – books.google.com
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura’” (Ler post)
Regras Número 10 e 11: “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)
Regra Número 12: “Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado e fique longe do centro “(Ler post)
Regras Número 13 e 14: “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”(Ler post)
Regras 15,16 e 17: “Fuja do Supermercado Sempre Que Puder” “Compre seus lanches na feira””Se veio de um vegetal, coma, se foi fabricado, não coma”(Ler post)
Regras Número 18 e 19: “Fuja do supermercado sempre que puder”; “Compre seus lanches na feira (Ler post)
Regras Número 20 e 21: “Só coma alimentos preparados por humanos” ou “Não ingira alimentos preparados em locais nos quais se exige que todo mundo use touca cirúrgica”(Ler post)
Regra 22: Coma principalmente vegetais, sobretudo folhas. (Ler post)
Regra 23: Comer o que fica em pé numa perna só (cogumelos e vegetais) é melhor que comer o que fica em pé em duas patas (aves), que é melhor que comer o que fica em pé em quatro patas (porcos,vacas e outros mamíferos). (Ler post)
Regra 24: Faça refeições coloridas. (Ler post)
Regra 25: Beba a água do espinafre. (Ler post)
Regra 26: Coma animais que se alimentaram bem (Ler post)
Regra 27:Se tiver espaço compre um freezer (Ler post)
Regra 28: Adoce e salgue a sua comida você mesmo (Ler post)
Regra 29: Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regra 30: Coma como um onívoro (Ler post)
Regra 31: Coma alimentos cultivados em solo saudável (Ler post)
Regra 32: Coma alimentos silvestres quando puder (Ler post)
Regra 33: Não se esqueça dos peixinhos oleosos (Ler post)
Regra 34: Coma alguns alimentos que foram pré-digeridos por bactérias ou fungos (Ler post)
Regras 35,36: Adoce e salgue sua comida você mesmo; Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regras 37 e 38 : Quanto mais branco o pão mais cedo você vai para o caixão – Que tipo de dieta devo comer /Dê preferência aos tipos de óleo e de grãos moídos em mós – (Ler post)
Regra 39: Coma todas as besteiras que quiser, desde que você mesmo as cozinhe- (Ler post)
Regra 40: “Seja o tipo de pessoa que toma suplementos – depois retire os suplementos” (Ler o post)
Regra 41: Coma mais como os franceses.Ou os japoneses.Ou os italianos. Ou os gregos (Ler o post)
Regra 42: Olhe com ceticismo para os alimentos não tradicionais (Ler o post)
Regra 43: Tome um copo de vinho durante o jantar (Ler o post)
Regra 44: É melhor pagar ao dono da mercearia do que ao médico (Ler post)
Regra 45: “Coma menos”(Ler o post)
Regra 46: Pare de comer antes de se sentir satisfeito (Ler o post)