Continuando na tarefa de publicar as regras alimentares simples, estas é regra número 44 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post). Até agora, quase todos os posts falaram sobre o que comer, a partir deste o assunto é como comer.
Regra 44 : “É melhor pagar ao dono da mercearia do que ao médico”
A princípio este pode parecer um mau conselho: como assim, vou pagar mais caro para comer menos ? Assim como acontece em outras situações, com a comida também existe uma relação custo-benefício. Aqui nem sempre a quantidade de calorias ingeridas tem a ver o prazer ou a experiência alimentar que uma refeição pode nos oferecer. Nos últimos anos, a indústria alimentar preocupou-se muito em aumentar as quantidades e reduzir preços. Campanhas publicitárias enfocam em que comer dois hambúrgueres pelo preço de um dobra o seu prazer ou que nossa embalagem tem mais 100 gramas pelo mesmo preço. Mas, será realmente que levamos vantagem nestas ofertas generosas ?
Habitualmente, ao menos nos grandes centros urbanos, os melhores alimentos, em termo de sabor ou qualidade nutricional são mais caros, porque foram cultivados ou criados de forma menos intensiva e mais cuidadosa. É verdade, que nem todo mundo tem acesso a alimentos desta categoria, mas vamos a alguns dados:
- Segundo pesquisa do IBGE, 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora de casa, sendo gastos, em média, 25% da sua renda em refeições fora do lar. Em média, uma família brasileira gasta R$ 428 por mês com sua alimentação dentro de casa e chega a gastar até R$ 189 por mês para comer em restaurantes.
- Enquanto os americanos gastam apenas cerca de 10% de sua renda com comida, a última coleta de dados de pesquisa de orçamento familiares(POF), em 2008/2009, feita pelo IBGE mostrou que os brasileiros gastam em média 18% á 25% com alimentação.
- Comer no Brasil ainda é caro, mas se você vai gastar cerca de um quarto do que ganha com comida, valem algumas dicas, para melhorar a qualidade do que você come:
-
- Sempre que possível, não comer fora de casa ou recorrer à velha e boa refeição levada de casa.
- Fazer lista para ir ao supermercado
- Comprar nos dias de promoções do supermercado ou de preferência nos mercados
- Comprar no atacado
- Não comprar somente pela marca
- Substituir alimentos caros
- Não levar as crianças, quando for comprar comida
- Comprar frutas e verduras na feira e somente a quantidade que vai usar
- Não comprar enlatados
- Não comprar congelados
- Comer as frutas em vez de tomar os sucos
- Se for beber, beba mais sucos naturais e não adoçados e nem industrializados
- Dispensar refrigerantes
Já que o gasto com alimentação é tão grande e importante, que tal ter cuidado na hora de comprar ? Nem sempre a comida mais barata é a melhor. Talvez, pelo mesmo valor você possa comprar uma menor quantidade de um alimento mais saudável e de melhor qualidade alimentar. Como estes alimentos são geralmente mais saborosos, pois foram mais cuidadosamente trazidos até você, você poderá se contentar com uma quantidade menor e comer menos.
E lembre-se do que diziam nossos avós: “É melhor pagar ao dono da mercearia do que ao médico”
TODAS AS REGRAS:
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura’” (Ler post)
Regras Número 10 e 11: “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)
Regra Número 12: “Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado e fique longe do centro “(Ler post)
Regras Número 13 e 14: “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”(Ler post)
Regras 15,16 e 17: “Fuja do Supermercado Sempre Que Puder” “Compre seus lanches na feira””Se veio de um vegetal, coma, se foi fabricado, não coma”(Ler post)
Regras Número 18 e 19: “Fuja do supermercado sempre que puder”; “Compre seus lanches na feira (Ler post)
Regras Número 20 e 21: “Só coma alimentos preparados por humanos” ou “Não ingira alimentos preparados em locais nos quais se exige que todo mundo use touca cirúrgica”(Ler post)
Regra 22: Coma principalmente vegetais, sobretudo folhas. (Ler post)
Regra 23: Comer o que fica em pé numa perna só (cogumelos e vegetais) é melhor que comer o que fica em pé em duas patas (aves), que é melhor que comer o que fica em pé em quatro patas (porcos,vacas e outros mamíferos). (Ler post)
Regra 24: Faça refeições coloridas. (Ler post)
Regra 25: Beba a água do espinafre. (Ler post)
Regra 26: Coma animais que se alimentaram bem (Ler post)
Regra 27:Se tiver espaço compre um freezer (Ler post)
Regra 28: Adoce e salgue a sua comida você mesmo (Ler post)
Regra 29: Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regra 30: Coma como um onívoro (Ler post)
Regra 31: Coma alimentos cultivados em solo saudável (Ler post)
Regra 32: Coma alimentos silvestres quando puder (Ler post)
Regra 33: Não se esqueça dos peixinhos oleosos (Ler post)
Regra 34: Coma alguns alimentos que foram pré-digeridos por bactérias ou fungos (Ler post)
Regras 35,36: Adoce e salgue sua comida você mesmo; Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)
Regras 37 e 38 : Quanto mais branco o pão mais cedo você vai para o caixão – Que tipo de dieta devo comer /Dê preferência aos tipos de óleo e de grãos moídos em mós – (Ler post)
Regra 39: Coma todas as besteiras que quiser, desde que você mesmo as cozinhe- (Ler post)
Regra 40: “Seja o tipo de pessoa que toma suplementos – depois retire os suplementos” (Ler o post)
Regra 41: Coma mais como os franceses. Ou os japoneses. Ou os italianos. Ou os gregos (Ler o post)
Regra 42: Olhe com ceticismo para os alimentos não tradicionais (Ler o post)
Regra 43: Tome um copo de vinho durante o jantar (Ler o post)
Olá, estou enviando um convite para curtir meu Instagram porque acho que você talvez tenha interesse em nutrição @fernandanogfelipe