Este post é baseado no post original do Blog do Pão de Açúcar e não tem finalidades comerciais, apenas educativas
Kombucha é um tipo de chá fermentado, produzido apenas com ingredientes naturais, que conta com características probióticas que podem fazer muito bem para a nossa saúde:
- Fonte rica em probióticos (os famosos lactobacilos vivos) e por isso fazer muito bem para a saúde do seu intestino;
- Alto poder antioxidante;
- Rico em vitaminas do complexo B e vitaminas C.
Para preparar um Kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias e leveduras saudáveis que serão responsáveis por sua fermentação. Elas são chamadas de SCOBY ou mãe do Kombucha, e se parecem com discos translúcidos e com textura mais amolecida. (Foto)
Para obter uma colônia, é preciso receber uma doação de um SCOBY saudável de alguém que já produz seu próprio Kombucha. A fermentação do Kombucha é feito no chá verde, preto ou mate , pela adição de açúcar (que pode ser cristal, refinado ou demerara).
Para preparar o seu Kombucha você precisa seguir os seguintes passos:
1- Separar a colônia e 100mL do líquido que vem com ela;
2- Preparar 1L do chá de sua escolha e adoçá-lo a gosto. Deixar esfriar antes de colocar em contato com o Kombucha;
3- Misturar tudo em um recipiente que deverá ser fechado com a ajuda de um pano limpo e um elástico;
4- Guardar em local protegido do sol por 2 dias;
5- Provar o sabor do fermentado, que deve não ficar tão doce e nem tão com toques de vinagre. Se não estiver de acordo, feche e aguarde mais dois dias de fermentação;
6- O processo completo de fermentação pode variar entre 5 e 15 dias e, por isso, você deve ter paciência e prová-lo sempre para garantir que o sabor está de acordo com o desejado;
7- Alcançada a fermentação desejada, é hora de colocar 90% do líquido produzido em outro recipiente e começar a saborizar o mesmo. Use frutas, especiarias e até grãos de café, se desejar;
8- Feche o recipiente com uma tampa e deixe fora da geladeira para finalizar a fermentação e produzir uma pressão interna, que é a responsável por sua efervescência. Quando isso acontecer é só levar para a geladeira e consumir gelado;
9- Os 10% do líquido produzido no começo deve ser guardado para futuras produções. Você pode usá-lo para reiniciar um processo de desenvolvimento de bebida ou colocar mais 500mL de chá e guardá-lo para uma nova oportunidade.
Cuidar do SCOBY demanda atenção (assim como cuidar da sua colônia de Kefir ou do seu Levain). Mas ele é simples e pode ser feito em casa.
- Mantenha sempre seu SCOBY com os 500mL de chá em um local longe do sol (na geladeira ou não).
- Deixe-o fechado com panos e elásticos e nunca com tampa, para que a colônia possa respirar.
- Alimente com açúcar e com cuidado para que ele não fique “vinagrado”.
Se você perceber que sua colônia mofou, é necessário jogá-la fora e adquirir uma nova para reiniciar o processo.
Deixe um comentário