Para quem gosta de vinho: Um guia simples – parte 3 – CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO VINHO – ACIDEZ, TANINOS, ÁLCOOL, CORPO

Baseado no livro  – Guia essencial do vinho de Wine Folly – Madeline Puckette e Justin Hammack

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO VINHO

2. ACIDEZ

Os ácidos são que dão o sabor azedo ao vinho. Normalmente eles são derivados da uva. Os principais são o ácido tartárico, o málico e o cítrico. Medidas pela escala de acidez (pH) o vinho apresenta uma acidez entre 2,5 e 4,0 (a água, neutra, tem acidez de 7,0). Conforme amadurecem as uvas se tornam menos ácidas, por isto as regiões de clima frio, onde o amadurecimento é mais lento, produzem vinhos mais ácidos.

 

3. TANINOS

Os taninos são polifenóis, naturalmente encontrados nas plantas. Como são derivados principalmente das cascas das uvas, mas também das sementes e das barricas novas de madeira. Eles estão mais presentes nos vinhos tintos do que nos brancos. Observa-se o tanino de um vinho por aquela sensação  de adstringência (ressecamento) sentida no paladar. DICA: observe a textura de sua língua – um vinho com muitos taninos precipita  as proteínas da saliva, causando secura e enrugamento (adstringência). Os vinhos com taninos fortes são limpadores do paladar, sendo preferidos com carnes gordurosas, queijos e massas. Por este mesmo motivo, vinhos com tanino forte devem ser tomados, preferencialmente, durante as refeições.

Resultado de imagem para taninos

4. ÁLCOOL

O açúcar é convertido em etanol pelas leveduras ou adicionado ao vinho em um processo chamado fortificação. Tem um papel importante no aroma dos vinhos, pois é ele que os transporta até o nariz. O álcool é também responsável pela viscosidade do vinho. Ele é sentido na parte de trás da garganta como uma sensação de ardor. 

Baixo : < 10% APV Entre baixo e médio: 10-11,5% Médio: 11,5-13,0% Entre médio e alto: 13,5-15% Alto > 15%

5. CORPO

É uma categorização de estilo, que se classifica de leve a encorpado. As quatro características: doçura, acidez, álcool e taninos determinam quão encorpado será o vinho.

 

VINHO LEVE: maior acidez, menos álcool, menos taninos e menos doçura (ex. vinhos verdes)

VINHOS ENCORPADOS: Menor acidez, mais álcool, mais taninos, mais doçura (ex Tannat, Petite Sirah, Mourvèdre, Malbec, Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Nebbiolo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s