Baseado no livro – Guia essencial do vinho de Wine Folly – Madeline Puckette e Justin Hammack
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO VINHO
2. ACIDEZ
Os ácidos são que dão o sabor azedo ao vinho. Normalmente eles são derivados da uva. Os principais são o ácido tartárico, o málico e o cítrico. Medidas pela escala de acidez (pH) o vinho apresenta uma acidez entre 2,5 e 4,0 (a água, neutra, tem acidez de 7,0). Conforme amadurecem as uvas se tornam menos ácidas, por isto as regiões de clima frio, onde o amadurecimento é mais lento, produzem vinhos mais ácidos.
3. TANINOS
Os taninos são polifenóis, naturalmente encontrados nas plantas. Como são derivados principalmente das cascas das uvas, mas também das sementes e das barricas novas de madeira. Eles estão mais presentes nos vinhos tintos do que nos brancos. Observa-se o tanino de um vinho por aquela sensação de adstringência (ressecamento) sentida no paladar. DICA: observe a textura de sua língua – um vinho com muitos taninos precipita as proteínas da saliva, causando secura e enrugamento (adstringência). Os vinhos com taninos fortes são limpadores do paladar, sendo preferidos com carnes gordurosas, queijos e massas. Por este mesmo motivo, vinhos com tanino forte devem ser tomados, preferencialmente, durante as refeições.
4. ÁLCOOL
O açúcar é convertido em etanol pelas leveduras ou adicionado ao vinho em um processo chamado fortificação. Tem um papel importante no aroma dos vinhos, pois é ele que os transporta até o nariz. O álcool é também responsável pela viscosidade do vinho. Ele é sentido na parte de trás da garganta como uma sensação de ardor.
Baixo : < 10% APV Entre baixo e médio: 10-11,5% Médio: 11,5-13,0% Entre médio e alto: 13,5-15% Alto > 15%
5. CORPO
É uma categorização de estilo, que se classifica de leve a encorpado. As quatro características: doçura, acidez, álcool e taninos determinam quão encorpado será o vinho.
VINHO LEVE: maior acidez, menos álcool, menos taninos e menos doçura (ex. vinhos verdes)
VINHOS ENCORPADOS: Menor acidez, mais álcool, mais taninos, mais doçura (ex Tannat, Petite Sirah, Mourvèdre, Malbec, Cabernet Sauvignon, Sangiovese, Nebbiolo)
Deixe um comentário