No nosso campo de interesse, a nutrição e a saúde, temos uma grande dificuldade em separar o joio do trigo. O que é verdade ? O que é publicidade ? Pois a conceituada revista Scientific American Brasil publicou na sua edição de novembro de 2018 algumas dicas interessantes que nos ajudam a evitar as fake news.
- LEIA A MATÉRIA INTEIRA: muita gente só lê as manchetes e já compartilha. porém, boa parte das notícias falsas é tão absurda que não resiste à leitura completa do texto
- ANALISE A LINGUAGEM: em um texto jornalístico, os adjetivos normalmente são evitados. Se você encontrar muitos fique alerta.
- CRUZE AS FONTES: veja se as informações-chave da notícia também foram publicadas em outros veículos. Caso contrário, desconfie.
- BUSQUE A FONTE ORIGINAL: se uma matéria tem uma declaração, confira se a fonte realmente existe, se é uma autoridade naquele assunto e se, de fato, teria dado aquela entrevista.
- CHEQUE AS DATAS: uma informação fora do contexto histórico pode gerar uma interpretação distorcida. Verifique se a notícia e a data do acontecimento coincidem.
- AVALIE A CREDIBILIDADE DO VEÍCULO: veículos que fazem jornalismo necessariamente estão preocupados em dar informações verdadeiras. Avalie o histórico da publicação.
- HESITE: mesmo que a notícia confirme o que você sempre pensou, não compartilhe imediatamente. Faça o exercício : “e se eu estiver errado ?”
Aqui no Batata Frita nós procuramos seguir estas regras. Que tal tentar ? Dá trabalho, mas se segui-las você dificilmente será enganado por fake news.
Deixe um comentário