Regra 41: Coma mais como os franceses. Ou os japoneses. Ou os italianos. Ou os gregos

Resultado de imagem para comida francesa

Continuando na tarefa de publicar as regras alimentares simples, estas é regra número 41 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post)

“Coma mais como os franceses. Ou os japoneses. Ou os italianos. Ou os gregos”

O que eles têm em comum ? Uma cultura alimentar bastante tradicional, o que faz com que se utilizem menos de alimentos processados, cada vez mais presentes na dieta dos ocidentais.

Segundo Pollan, “qualquer dieta tradicional serve, se ela não fosse saudável, quem a seguisse não continuaria por aí. Este é um dos motivos pelos quais se promove tanto as cozinhas regionais. Organizações, como a italiana Slow Food chegam a ter uma “arca do sabor” para poder promovê-las. Nós mineiros, podemos e devemos nos orgulhar de nossa cozinha típica e dizer, assim como os franceses, que, embora abundante em gorduras, ela é para lá de saudável.

Resultado de imagem para italian food

Um detalhe importante: não basta apenas comer como um francês, ou japonês ou um mineiro, temos também que prestar a atenção, não apenas no que, mas também como esta cultura se relaciona com o alimento. Montes de gordura, farinha branca, açúcar dificilmente explicariam porque a alimentação francesa pode ser considerada saudável e invejável. O segredo  porções menores, comer sem pressa, não repetir, não beliscar , nenhum destes ingredientes faz parte dos costumes destes povos. Resultado de imagem para milho com feijão mexicano

Outro detalhe: preste atenção nas combinações tradicionais. O milho por si só tem várias deficiências nutricionais, mas se for cozido com limão e comido com o feijão, como ensina a tradição mexicana, estará resolvido o problema da falta de alguns aminoácidos , corrigida pelo feijão, e da deficiência de niacina, pelo limão.Resultado de imagem para frango com orapronobis

Lembre-se as dietas tradicionais já foram largamente testadas, ao longo dos séculos, por isto representam mais que a soma dos alimentos que as constituem.

 

TODAS AS REGRAS:

Regra 1: Coma Comida (Ler Post)

Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)

Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)

Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)

Regra 5: Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)

Regras 6 e 7:  (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “

Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”

Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura’” (Ler post)

Regras Número 10 e 11:  “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)

Regra  Número 12:  “Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado e fique longe do centro “(Ler post)

Regras  Número 13 e 14:  “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”(Ler post)

Regras 15,16 e 17: “Fuja do Supermercado Sempre Que Puder” “Compre seus lanches na feira””Se veio de um vegetal, coma, se foi fabricado, não coma”(Ler post)

Regras Número 18 e 19: “Fuja do supermercado sempre que puder”; “Compre seus lanches na feira (Ler post)

Regras Número 20 e 21: “Só coma alimentos preparados por humanos” ou “Não ingira alimentos preparados em locais nos quais se exige que todo mundo use touca cirúrgica”(Ler post)

Regra 22: Coma principalmente vegetais, sobretudo folhas. (Ler post

Regra 23: Comer o que fica em pé numa perna só (cogumelos e vegetais) é melhor que comer o que fica em pé em duas patas (aves), que é melhor que comer o que fica em pé em quatro patas (porcos,vacas e outros mamíferos). (Ler post)

Regra 24: Faça refeições coloridas. (Ler post)

Regra 25: Beba a água do espinafre. (Ler post)

Regra 26: Coma animais que se alimentaram bem (Ler post)

Regra 27:Se tiver espaço compre um freezer (Ler post)

Regra 28:  Adoce e salgue a sua comida você mesmo (Ler post)

Regra 29: Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)

Regra 30: Coma como um onívoro (Ler post)

Regra 31: Coma alimentos cultivados em solo saudável (Ler post)

Regra 32: Coma alimentos silvestres quando puder (Ler post)

Regra 33: Não se esqueça dos peixinhos oleosos (Ler post)

Regra 34: Coma alguns alimentos que foram pré-digeridos por bactérias ou fungos (Ler post)

Regras 35,36: Adoce e salgue sua comida você mesmo; Coma os alimentos doces como você os encontra na natureza (Ler post)

Regras 37 e 38 : Quanto mais branco o pão mais cedo você vai para o caixão – Que tipo de dieta devo comer /Dê preferência aos tipos de óleo e de grãos moídos em mós – (Ler post)

Regra 39: Coma todas as besteiras que quiser, desde que você mesmo as cozinhe- (Ler post)

Regra 40: “Seja o tipo de pessoa que toma suplementos – depois retire os suplementos” (Ler o post)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s