Vai começar a seguir uma dieta ?

Começando o nosso nono ano de atividades, estamos reproduzindo este interessante diagrama, publicado pela National Geographic Brasil, 210, setembro 2017. Como diz o alerta à direita do gráfico: “Este gráfico tem finalidade meramente ilustrativa e não deve ser considerado como aconselhamento médico”.

batata

Vai iniciar uma dieta ? Veja o diagrama abaixo

Cada arco inclui os alimentos admitidos em um tipo de dieta, as cores mostram a dificuldade em se seguir aquele tipo de dieta. Os tons mais vermelhos mostram dietas mais difíceis de serem seguidas e os mais azulados as mais fáceis.

Quando você ouvir falar em veganos, dieta mediterrânea ou paleolítica saiba do que se trata. Vamos definir o que é permitido uma a uma:

  1. Vegana: alimentos  de origem não animal ; veganismo crudívoro (alimentos vegetais preparados a uma temperatura menor que 48 graus centígrados) , macrobiótica (alguns adeptos da macrobiótica consomem peixes e frutos do mar), vegana com mel  :
  • o arco inclui  cereais, legumes, frutas, hortaliças, nozes e sementes e é de cor amarela: moderadamente difícil de ser seguida.

3. Sucos: variações de abordagem acerca dos alimentos vegetais permitidos : apenas  frutas, frutas e hortaliças, e a de brotos (inclui nozes e sementes)

  • o arco é colorido de vermelho – muito difícil

4. Paleodieta: privilegia o grupo de alimentos disponível aos grupos de caçadores e coletores que viviam há mais de dez mil anos.

  • o arco inclui frutas, hortaliças, nozes, sementes, mel, ovos, peixes, aves e carnes. A cor é verde: um pouco difícil.

5. Mediterrânica:

  • o arco inclui laticínios, cereais, legumes, frutas, hortaliças, nozes, sementes, mel, ovos, peixes e aves. Alguns ingerem carne vermelha uma ou outra. A cor é azul: mais acessível.

6. Onívora, freegan : os onívoros comem todos os grupos alimentares.  Os freegan se limitam a alimentos reciclados (folhas, talos, etc, que seriam normalmente jogados fora) como parte de uma filosofia anticonsumista. O desafio é de se alimentar de forma saudável e com a maior variedade de alimentos possível.

  • o arco inclui laticínios, cereais, legumes, frutas, hortaliças, nozes, sementes, mel, ovos, peixes e aves e carnes. A cor é azul : mais acessível.

Um alerta: quanto mais radical a dieta que você decida seguir, maior a necessidade de acompanhamento médico e nutricional.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s