Começamos agora, a partir da regra 22, a discutir uma questão delicada nos dias de hoje: Que tipo de comida devo comer?
A resposta é relativamente simples: coma alimentos de verdade. Dê menos importância a itens como alto ou baixo teor de gordura, e coma, sobretudo, alimentos integrais e vegetais; com certeza você estará se alimentando bem. Vamos a algumas regras simples, propostas por Pollan em seus livros, para ajudá-lo nesta tarefa, que já foi simples, mas totna-se cada dia mais complexa:
Regra 22: Coma principalmente vegetais, sobretudo folhas.Só para refletir, você provavelmente nunca viu um artigo dizendo que comer alface,couve,tomates ou cenouras faz mal, não é mesmo ?Então…
Regra 23: Comer o que fica em pé numa perna só (cogumelos e vegetais) é melhor que comer o que fica em pé em duas patas (aves), que é melhor que comer o que fica em pé em quatro patas (porcos,vacas e outros mamíferos). Este é um milenar provérbio chinês, muito sábio.
Regra 24: Faça refeições coloridas.Nada de pratos pálido. Quanto mais cor, mais diversidade, maior a chance de você estar comendo uma dieta com maior quantidade de antioxidantes e fitoquímicos.
Regra 25: Beba a água do espinafre.Mais um ensinamento da sabedoria popular a ser levado a sério. A água em que as verduras são cozidas é rica em vitaminas e outras substâncias químicas saudáveis. Que tal acrescentá-las em molhos ?
Estas é são as regras número 23 a 26 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).
TODAS AS REGRAS:
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura'” (Ler post)
Regras Número 10 e 11: “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)
Regra Número 12: “Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado e fique longe do centro “(Ler post)
Regras Número 13 e 14: “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”(Ler post)
Regras 15,16 e 17: “Fuja do Supermercado Sempre Que Puder” “Compre seus lanches na feira””Se veio de um vegetal, coma, se foi fabricado, não coma”(Ler post)
Regras Número 18 e 19: “Fuja do supermercado sempre que puder”; “Compre seus lanches na feira (Ler post)
Regras Número 20 e 21: “Só coma alimentos preparados por humanos” ou “Não ingira alimentos preparados em locais nos quais se exige que todo mundo use touca cirúrgica”(Ler post)