Regras da Comida: Regras Número 13 e 14: “Só coma alimentos que acabarão apodrecendo”e “Coma alimentos

“Compre nos corredores ao longo das paredes do supermercado,fique longe do centro ”

Esta é a regra número 12 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).

Você sabia que os supermercados são construídos para induzi-lo a comprar ? E a comprar mais os produtos mais caros, geralmente industrializados, e que têm uma valor agregado maior, além de não serem tão perecíveis.

Existe um ditado em marketing que diz: você compra o que você pega; você pega o que você vê. Na hora de dispor os produtos em uma loja física, o dono do supermercado pensou nisto, e é você que tem que tomar cuidado.É sabido que as pessoas costumam andar até o meio de um local ou corredor, olhar ao redor, primeiramente para o lado direito, e retornar.

Faça o teste: a próxima vez que for no supermercado, repare como ele é feito para que você comece comprando do lado direito e vá andando por toda a loja, inclusive os cantos, como se houvesse um trajeto predeterminado para orientar o consumidor. Isso é marketing. As zonas dos cantos são chamadas de “sombras” e os produtos que ficam nesses locais são chamados de “geradores de tráfego”. Ou seja, não é à toa que pães, carnes, alimentos relacionados à salada e refrigerantes ficam nas pontas. E repare mais: no meio do ‘caminho’ e, de preferência, nas colunas da direita (no centro do corredor), você provavelmente encontrará os produtos mais caros. Por conta do comportamento do consumidor, eles são estrategicamente colocados lá, assim como as “gôndolas”, que deixam os produtos em exposição (e são negociadas nos supermercados).(Pensando Grande)

Assim, os alimentos processados são colocados nos corredores centrais, ao passo que as gôndolas de alimento predominantemente frescos – hortifrutigranjeiros, carnes e peixes, laticínios – ficam ao longo das paredes, usualmente mais à esquerda. Mantendo-se nas extremidades da loja, você terá muito mais probabilidade de acabar com comida de verdade no seu carrinho. (Pollan)

TODAS AS REGRAS:

Regra 1: Coma Comida (Ler Post)

Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)

Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)

Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)

Regra 5: Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)

Regras 6 e 7:  (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “

Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”

Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura'” (Ler post)

Regras Número 10 e 11:  “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza” (Ler post)

21 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s