“Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”
Estas são as regras número 10 e 11 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).
Estes alimentos artificiais e que não existem na natureza não deveriam enganar ninguém.
O exemplo mais gritante é da margarina, que foi desenvolvida para substituir a perigosíssima e naturalíssima manteiga. Passaram-se os anos, estudo vai, estudo vem e, adivinhem, a ultra processada margarina é muito mais danosa para nós do que a, na maioria das vezes, inocente manteiga.
O motivo é simples: a diferença fundamental entre as duas é que a manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. Já a margarina, embora de origem vegetal, é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas.
É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada, resultando nas temíveis gorduras trans. O nosso organismo, na maioria das situações, sabe como “lidar”com as gorduras saturadas, mas “desconhece”como usar as gorduras trans. Resultado: gorduras trans são mortais, as gorduras saturadas, nem sempre. Além disto, a manteiga contêm ácido burítico (bom para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer) e vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas), já a margarina….
O mesmo vale para um cream cheese sem gordura, imitações de carne, feitas de soja, adoçantes artificiais, gorduras e amidos falsos. Pollan nos desafia: “Leia por exemplo os ingredientes em um pacote de Twinkies ou Pringles e imagine estes alimentos crus ou no habitat natural, você não consegue.
TODAS AS REGRAS:
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura'” (Ler post)
Deixe um comentário