Regras da Comida: Regras Número 10 e 11: “Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”

Six different fats on spatulas and spoons

“Evite alimentos que estejam fingindo ser o que não são ” e “Coma alimentos feitos com ingredientes que você pode imaginar crus ou crescendo na natureza”

Estas são as regras número 10 e 11 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).

Estes alimentos artificiais e que não existem na natureza não deveriam enganar ninguém.

O exemplo mais gritante é da margarina, que foi desenvolvida para substituir a perigosíssima e naturalíssima manteiga. Passaram-se os anos, estudo vai, estudo vem e, adivinhem, a ultra processada margarina é muito mais danosa para nós do que a, na maioria das vezes, inocente manteiga.

Margarina vegetal terá o sódio reduzido a partir do ano que vem

O motivo é simples: a diferença fundamental entre as duas é que  a manteiga é de origem animal e feita da nata de leite batida. Já a  margarina, embora de origem vegetal, é resultado de um processo chamado hidrogenação. Nele, as moléculas de hidrogênio são incorporadas às de gordura de maneira artificial, em altas temperaturas.

É o calor que transforma a gordura insaturada em parcialmente saturada, resultando nas temíveis gorduras trans.  O nosso organismo, na maioria das situações, sabe como  “lidar”com as gorduras saturadas, mas “desconhece”como usar as gorduras trans. Resultado: gorduras trans são mortais, as gorduras saturadas, nem sempre. Além disto, a  manteiga contêm ácido burítico (bom para a saúde metabólica e intestinal, além de prevenir o câncer) e vitamina A (antioxidante e facilitadora da digestão das proteínas), já a margarina….

O mesmo vale para um cream cheese sem gordura, imitações de carne, feitas de soja, adoçantes artificiais, gorduras e amidos falsos. Pollan nos desafia: “Leia por exemplo os ingredientes em um pacote de Twinkies ou Pringles e imagine estes alimentos crus ou no habitat natural, você não consegue.

TODAS AS REGRAS:

Regra 1: Coma Comida (Ler Post)

Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)

Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)

Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)

Regra 5: Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)

Regras 6 e 7:  (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “

Regra 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”

Regra 9: “Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura'” (Ler post)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s