“Evite produtos alimentícios que tenham no nome os termos ‘light’, ‘baixo teor de gordura’ou ‘sem gordura'”
Esta é a regra número 9 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).
Esta regra parece um contrassenso: se o produto é light, com baixo teor de gordura ou sem gordura,ele deve ser melhor. Mas, vamos nos lembrar que nos últimos quarenta anos foram feitas várias campanhas e tentativas de nos livrar dos alimentos gordurosos. O resultado ? Nós engordamos quando comemos alimentos com baixos teores de gordura. Atenção : retirar a gordura dos alimentos não os deixa necessariamente menos engordativos.
Muitos alimentos com baixos teores de gordura exageram nos açúcares para compensar a perda de sabor com a retirada de gordura. Segundo Pollan: “Ao demonizarmos um nutriente – a gordura -, inevitavelmente damos passe livre a outro, supostamente “bom”- no caso os carboidratos – que então passamos a comer em excesso”.
De novo o mais seguro é a moderação. De um modo geral, é mais seguro comer o alimento natural ou integral do que o modificado light ou sem gordura.
TODAS AS REGRAS:
Regra 1: Coma Comida (Ler Post)
Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)
Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)
Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)
Regra 5: “Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)
Regras 6 e 7: (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “
Regras 8: (Ler post): “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”
Deixe um comentário