Regras da Comida: Regra Número 8 : “Evite produtos alimentícios com propaganda de propriedades saudáveis”

Esta é a regra número 8 das 64 regras da comida publicadas por Michel Pollan em 2009 (ver post).

Segundo Pollan “é só raciocinar – para trazer na embalagem a propaganda de mais saudável, o produto, antes de tudo, tem que vir embalado e adivinhe… é mais provável que ele seja um alimento industrialmente processado do que um alimento integral”. Fazer propaganda de propriedades saudáveis, mais ousadas,  e das procedentes das “últimas pesquisas” é uma estratégia comum. O problema é que as pesquisas utilizadas como base “científica” costumam ter resultados preliminares, serem inconclusivas ou mesmo serem ruins.

https://i2.wp.com/www.blogodorium.com.br/wp-content/uploads/522x326xdiferenca-entre-manteiga-e-margarina-beneficios-e-maleficios-a-saude.jpg.pagespeed.ic.GZwiuhBHgS.jpg

Como lembra Pollan, devemos sempre lembrar do caso das margarinas, um alimento industrial, não existente na natureza e que como alardeava a propaganda, seria mais saudável  que a perigosa manteiga. No final, deu no que deu, as gorduras trans das margarinas eram muito mais perigosas que as gorduras da manteiga.

A propósito, você já viu propaganda de hortigranjeiros frescos ? Não, não é ? Os seus produtores (que não são industriais) não têm dinheiro para isto. E como diz bem humoradamente Pollan: “Não interprete o silêncio dos inhames como um sinal de que eles não têm nada de importante a dizer sobre a sua saúde”

Regra 1: Coma Comida (Ler Post)

Regra 2: Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida (Ler post)

Regra 3: “Evite produtos alimentares que contenham ingredientes que nenhum ser humano comum tenha na despensa” (Ler post)

Regra 4: “Evite produtos alimentícios que contenham xarope de milho com alto teor de frutose” (Ler post)

Regra 5: Evite produtos que contenham alguma forma de açúcar (ou adoçante) listada entre seus três primeiros ingredientes” (Ler post)

Regras 6 e 7:  (Ler post): ”Evite produtos alimentícios que contenham mais de cinco ingredientes” e “Evite produtos alimentícios que contenham ingredientes que um aluno do terceiro ano não consiga pronunciar “

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s