Conforme prometido, vamos comentar as 64 regras que Michel Pollan publicou em seu livro Regras da Comida (ver nosso post anterior) A primeira regra é:
“Coma Comida”
Como Pollan chama a atenção, “cerca de 17.000 produtos são lançados por ano no supermercado, disputando a sua preferência e o seu dinheiro. Mas quantos deles podem ou merecem ser chamados de comida ? “São comida de verdade ou formulações artificiais, feitas pela indústria e que não existem, com a mesma composição na natureza.
Como assim uma lata de milho em conserva, por exemplo, não é composta principalmente por milho ? Qual a diferença se ele está enlatado, ou se eu tiver que retirá-lo de uma espiga e tiver que cozinha-lo e prepara-lo para o uso ? Que diferença pode haver entre usar um cubo de caldo de vegetais ou preparar ou autêntico mirepoix (veja post de como preparar um mirepoix ou fundo de vegetais) ?
A gente responde: a diferença é enorme. Os produtos industrializados contêm mais sódio, adição de conservantes não presentes na natureza e principalmente, por causa de seu preparo industrial, não possuem microrganismos capazes de causar doenças (uma vantagem), mas também os não patogênicos (uma desvantagem). É a diversidade destes microrganismos (fungos, bactérias) que forma a nossa flora intestinal normal (ou nativa). Alterações desta flora estão sendo implicadas no agravamento e no recrudescimento de várias doenças nos dias de hoje. Entre elas podemos citar a obesidade, a artrite reumatoide e a asma, só para ficarmos nas mais documentadas. Voltaremos ao assunto nos próximos posts, mas por enquanto fique com a primeira regra:
“Coma Comida”
LER MAIS: