Curiosidades: Uma cozinheira eletrônica para sua cozinha

Jetsons image courtesy of Hanna-Barbera

O futuro está chegando mais rápido do que poderíamos imaginar. Outro dia falamos aqui de uma nova droga, capaz de criar um lanche imaginário, agora é a vez de uma máquina israelense capaz de produzir pratos prontos a partir de uma pequena máquina, equipada com cápsulas de alimentos, como se fosse uma destas cafeteiras elétricas, tão comuns em nossas casas hoje. A cena lhe parece familiar ? Quem é da minha geração lembra da famosa máquina de preparar refeições dos Jetsons (ilustrada a cima) ou da Star Trek Replicator (abaixo).

Mas não se trata de brincadeira,  a maquininha existe mesmo, é muito menor que a das ficções científicas, foto abaixo, e se chama Genie. Ela está sendo lançada por uma empresa israelense e funciona com cápsulas que contêm ingredientes naturais, sem conservantes, e ingredientes em pó, como as farinhas e açúcares que podem ser adicionados ao mix.

The Genie can produce food from small pods, just like a coffee machine (Image: Genie)

Ayelet Carasso and Doron Marco, os criadores da máquina explicam assim seu fincionamento : “Você escolhe a cápsula e a coloca dentro da máquina. A Genie, então adiciona líquidos, mistura os ingredientes e os cozinha,  no tempo e na maneira que você desejar, possibilitando, até o acerto de gostos individuais, como acrescentar mais sal ou pimenta por exemplo. Em menos de um minuto você terá sua refeição preparada, fresca, quente e saborosa”.

O que é assombroso é a variedade do cardápio, que vai de muffins a pratos vegetarianos. Há pratos salgados e doces, menus de almoço e jantar, alimentos voltados para atletas e pessoas com problemas de peso, refeições sem glúten e sem leite, para diabéticos e para quem sofre de alergias. Inicialmente, o aparelho será destinado às empresas. Depois, será adaptado para o consumo doméstico. Segundo o fabricante, o custo das cápsulas será menor do que o de uma refeição em uma lanchonete.

Os inventores não esperam que ela venha a substituir as refeições feitas de modo convencional. A ideia é que a Genie seja disponibilizada para uso em domicílios, cafeterias, academias de ginástica, universidades, onde possa ser necessário uma fast food de boa qualidade e sabor. Os ingredientes desidratados têm uma validade de 1-2 anos, e podem ser ajustados para aqueles com necessidades dietéticas especiais. O produto tem data prevista de lançamento para o segundo semestre deste ano em Israel. É ver para crer.

Vegetables and couscous cooked from a Genie pod (Photo: Genie)Chicken and rice is another of the Genie's specialties (Photo: Genie)The Genie can make desserts and snacks, too (Photo: Genie)

Fotos de pratos preparados pela Genie.

Assista ao vídeo da Reuters:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s