COZINHA DOS SOUSA: ALMÔNDEGAS DE RICOTA COM ALHO-PORÓ E FILÉ MIGNON RECHEADO COM CHICÓRIA

A REGIÃO: TRENTINO-ALTO ADIGE

Localizado no extremo norte do país, a região de Trentino-Alto Adige é uma unidade política dividida em duas províncias: Trento, ao sul, que possui uma proximidade com os costumes da Lombardia e Veneza, e Alto Adige, ao norte, que faz fronteira com Áustria e Suíça e, por isso, possui muito de seus costumes, assim como o alemão como língua oficial, além do italiano e do ladino falado pelas comunidades das montanhas Dolamitas. A mistura dessas diversas influências fazem com que a cozinha da região seja única no país, além de muito instigante!

trentinoAltoAdige

A DESPENSA:

Trentino-Adige possui um clima ameno e geografia montanhosa. Com isso, sua cozinha possui base nas plantações que tomam suas paisagens, como batata, repolho, maçã, uvas e frutas vermelhas, como morango, framboesa e mirtilo.

A RECEITA: ALMÔNDEGAS DE RICOTA COM ALHO-PORÓ E FILÉ MIGNON RECHEADO COM CHICÓRIA (CANEDERLI DI RICOTA IN SALSA DI PORRI E FILETTO DI MANZO RIPIENO CON CICORIA)

2015-05-17 19.38.36 2015-05-17 19.39.19

Para esse jantar, juntamos dois pratos do livro e servimos juntos. Por isso, vamos falar das receitas separadamente:

Almôndegas de ricota com alho-poró:

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

Para a massa:

1kg de ricota fresca

500g de farinha de trigo

3 ovos

Canela, sal e noz-moscada a gosto

Para empanar e fritar:

2 ovos

Farinha de rosca

Farinha de trigo

Óleo

Para o molho:

4 talos de alho-poró

250ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Massa:

Amasse a ricota com um garfo e mistura com a farinha, os ovos, a canela, o sal e a noz-moscada, até obter uma pasta homogênea e firme. Em seguida, modele as bolinhas de almôndegas e cozinhe em água fervente com sal por 10 min. Passado o tempo, escorra, deixe esfriar bem e empane.

Empanar:

Para empanar, bata os ovos e coloque em um prato fundo, assim como a farinha de trigo e a de rosca. Em seguida passe a bolinhas na seguinte ordem: farinha de trigo, ovos e farinha de rosca e frite por submersão em óleo bem quente. Quando estiverem bem douradas, retire e coloque para escorrer em papel absorvente.

Molho:

Em uma frigideira, refogue o alho-poró cortado em rodelas na manteiga até murchar. Junte o creme de leite e deixe ferver por 10 min. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Montagem do prato:

Coloque o molho em uma travessa e acomode as almôndegas por cima.

DETALHES IMPORTANTES:

1-Ao fazer as almôndegas, coloque os ingredientes aos poucos para que a mistura fique mais homogênea e seja mais fácil de chegar na textura ideal.

2- Quem cozinha não pode ter frescura! Então, na hora de fazer as almôndegas, coloque literalmente a mão na massa! Vai facilitar para juntar tudo e chegar na textura.

3- Arrume uma panela bem funda tanto para cozinhar as almôndegas em água fervente quanto para fritá-las! Isso faz com que a imersão seja maior e o cozimento seja igual por um todo. Usamos uma daquelas leiteiras e funcionou muito bem!

4- Você pode servi-las como entradas de um jantar em pequenas panelinhas individuais, como fizemos uma vez aqui em casa. É uma entrada leve, gostosa e fica bem charmosinha:

2015-05-22 16.32.01

Filé mignon recheado com chicória:

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

1 peça de 500g de filé mignon

400g de chicória cozida e picada em tiras

1 cebola pequena

Água ou caldo de carne fervente

Sal, azeite e pimenta-do-reino

Barbante culinário

Preparo

Refogue a cebola no azeite. Quando estiver dourada, junte a chicória e tempere com o sal e a pimenta.

A seguir, abra a peça de carne, fazendo com que fique como uma manta bem fina e recheie com a chicória refogada. Enrole como um rocambole e amarre com o barbante para que fique um rolo compacto.

Doure a carne em uma panela com azeite, virando para ficar homogêneo. Quando estiver bem dourada, acrescente um pouco da água ou caldo de carne para evitar que o rocambole grude no fundo da panela e cozinhe por cerca de 30 min de tampa fechada, ou até ficar no ponto.

Passado o tempo, retire a carne da panela, coloque em uma travessa e retire os barbantes. Parta em tiras grossas e sirva regada em azeite.

DETALHES IMPORTANTES:

1- Lembre-se de, antes de começar a preparar o rocambole, limpar a sua peça de filé mignon. Se você não sabe como fazer isso, existem vários sites de culinárias e canais no youtube que ensinam como fazer isso!

2- Quanta mais fina você conseguir deixar a manta de carne, mais fácil será de enrolar e mais recheados ficarão seus pedaços.

3- O ponto do filé mignon é dourado por fora e rosado por dentro. Se estiver em dúvida se está no ponto ideal, tire da panela e corte um pedacinho do meio para ver se está ok.

4- Ao invés de rechear com chicória, que estava em falta no supermercado no dia, fiz com espinafre e ficou uma delícia! Além disso, ao invés de servir regado no azeite, reguei com o líquido do cozimento da carne. Isso faz com que o sabor dela fique bem mais acentuado!

No final, nosso prato de duas receitas ficou assim:

2015-03-30 23.11.41-1

Bom apetite!

escritopor2gabimagalhaes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s