5 alimentos brasileiros deliciosos (e nutritivos) que todo gringo deve provar

No final de Fevereiro deste ano (2015) o COI (Comitê Olímpico Internacional) elaborou uma lista de alimentos tipicamente brasileiros que os gringos deveriam provar no país durante as Olimpíadas de 2016. Dentre as 17 maravilhas que nós já conhecemos, o Batata Frita resolveu dar uma melhoradinha nesta lista e ajudar você a escolher cinco destes alimentos que, além de imperdíveis no sabor, são maravilhas desconhecidas em termos nutricionais. Quer saber quais alimentos são esses? Dá uma conferida na nossa lista então!

Açaí

açaí

Quem encabeça a nossa lista de alimentos brasileiros nutricionalmente imperdíveis para os gringos é o açaí. Esta fruta, que é tão condenada por seu valor calórico elevado, é uma fonte riquíssima de gorduras que fazem muito bem para a nossa saúde (sim, nós precisamos de comer gordura para viver em equilíbrio). Além disto a composição do açaí é rica em ferro, cálcio, magnésio, carboidratos e antioxidantes e, por este motivo, ele tem se tornado um dos alimentos favoritos de atletas.

Mas atenção! Nós (da região sul e sudeste do país) temos o hábito de comer açaí misturado com vários outros ingredientes como o xarope de guaraná, a granola, pedaços de banana, morango e até mesmo leite em pó. Estes ingredientes podem elevar, consideravelmente, o valor calórico de uma porção de açaí, tornando-o uma bomba calórica e não necessariamente um alimento importante para a nossa saúde. Se você for oferecer um açaí para um gringo opte pelo tradicional com granola e banana, e não passe do potinho de 300g, ok?

Moqueca

moqueca

Esse prato tradicionalmente brasileiro (é baiano ou capixaba? Alguém me tira essa dúvida ai!) é realmente uma delícia. A mistura do peixe com pimentão, azeite de dendê, leite de coco, tomates, suco de limão, cebola e camarão promove uma chuva de sabores que nenhum gringo jamais provou antes. Mas não é só por causa do sabor que a moqueca merece ser provada. Esta mistura é riquíssima em proteína, antioxidantes (o licopeno do tomate é o principal!), ferro, ácidos graxos essenciais (como os da família dos ômega) e vitamina D. Para poder comer a moqueca e usufruir de todos estes benefícios sem se preocupar é só ficar de olho na quantidade ok?

Suco de Tangerina

Healthy mandarin juice on wooden table

Eu não sei como é no resto do país, mas aqui em São Paulo o povo adora um suquinho fresco de tangerina. E, posso te falar? Não existe nada mais gostoso e nutritivo do que esta pedida para um dia quente tipicamente brasileiro. A tangerina, assim como a laranja e outras frutas cítricas, é riquíssima em vitamina C, que é um dos antioxidantes naturais mais importantes da nossa alimentação. Além disto ela também é boa fonte de fibras e carboidratos. A melhor característica do suco de tangerina é que ele pode ser consumido sem nenhuma adição de açúcar, já que a fruta já é naturalmente docinha!

Fruta do Conde

fruta do conde

A fruta do conde é um alimento tipicamente brasileiro, mas nem tão popular assim nas nossas mesas. Isto não significa que ela não pode ser considerada mais uma iguaria imperdível para os gringos provarem na vinda ao país. Além do sabor e consistência característica, a fruta do conde é uma excelente fonte de proteínas vegetais, ferro, cálcio, fósforo vitamina C e carboidratos. A mistura de ferro e vitamina C é importantíssima para ajudar a absorção do mineral, ajudando a reduzir o risco de desenvolver anemia em indivíduos que consomem esta fruta regularmente. Viu como pode ser interessante adicionar a fruta do conde ao seu cardápio diário?

Feijoada

feijoada

Qual gringo que vem ao Brasil e não prova a tradicional feijoada, não é mesmo? Eu sei que as receitas tradicionais de Feijoada são muito pesadas e altamente calóricas, mas se você for um adepto da feijoada leve, muitos benefícios podem ser retirados deste prato. O principal e mais importante ingrediente da feijoada é o feijão preto. Este tipo de feijão além de apresentar uma concentração maior de fibras do que as outras versões, ele é rico em ferro, folato e magnésio. A feijoada ainda oferece boas fontes de proteína, oriunda dos pedaços de carne usados nesta receita, e de vitamina B12.

Quando for comer a feijoada opte sempre por sua versão “light”, que usa pedaços mais magros de carne para enriquecer o feijão e, sempre que possível, consuma com um pouco de arroz, para poder ingerir uma quantidade ideal de aminoácidos essenciais para a nossa saúde.

Essas são as nossas sugestões de pratos tradicionalmente brasileiros, mas nutricionalmente completos, que todo gringo deve provar. Qual é a sua opinião sobre este assunto? Deixe seu comentário!

escritopor2marina

Anúncios

Uma resposta em “5 alimentos brasileiros deliciosos (e nutritivos) que todo gringo deve provar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s