Na busca pela perda de gordura, treinar em jejum virou moda. O AEJ (aeróbico em jejum), implica em acordar e ir para o treino aeróbico sem comer absolutamente nada. De fato, ocorre sim uma perda de gordura, mas atenção! Não é somente a gordura que é usada como substrato de energia, o músculo também é! Isso porque para queimar gordura o nosso corpo precisa de carboidrato e em jejum você não tem este carboidrato. Eu não recomendaria um aeróbico em jejum pelo simples fato de queimar gordura pois acabamos perdendo também massa muscular, o que não é interessante e muito menos é o objetivo.
Vamos entender como tudo funciona.
A glicose é a principal fonte de energia que nosso corpo utiliza durante a atividade física e é também a única fonte de energia utilizada pelo nosso sistema nervoso. Quando fazemos a atividade física em jejum, a gordura e os músculos se tornam a principal fonte de energia utilizada pelo organismo.
Treinar em jejum pode sim aumentar a queima de gordura, mas atenção, isso só funciona a curto prazo e geralmente em indivíduos atletas. O AEJ não pode extrapolar 30 minutos, caso contrário além de perda muscular, outras consequências como náuseas, desmaios e hipoglicemias podem acontecer.
Na minha opinião trocar um treino bem nutrido por um treino em jejum não é a melhor forma de conquistar o percentual de gordura desejado. Isto porque o treino em jejum deve ser moderado e controlado, já o treino bem alimentado pode ser de alta intensidade e de melhor qualidade. Além disso, para quem se alimenta, a perda de gordura ocorre durante todo o dia, pois o corpo se adapta. No AEJ não ocorre essa adaptação, pelo contrário, o que ocorre é uma descompensação e uma maior tendência em se alimentar de forma irregular no resto do dia. – aí o porquê muitas pessoas não conseguem resultados satisfatórios com a prática do AEJ.
Enfim, esta técnica só é verdadeiramente eficaz para pessoas que estão em um nível de treinamento muito elevado, que já possuem um percentual de gordura baixo (homens menos que 10% e mulheres menos que 14%) e que estão sempre acompanhadas por profissionais que podem orientá-las para não acarretar danos à saúde.
Uma dica para quem quer ter os resultados do AEJ, sem ter que abrir mão de um bom café da manhã, é começar pela musculação e só depois partir para os aeróbicos. Assim, quando você for fazer o aeróbico, vai usar mais a gordura, imitando a situação de jejum.
Como sempre digo, não existe uma fórmula mágica, o que existe são mudanças de hábitos! Procure um nutricionista e um educador físico, o que é bom para você pode não ser bom para aquele que está do lado.
Como sei que não estou mais perdendo gordura e sim massa muscular?
Bom dia carmen! o ideal é ter o acompanhamento um nutricionista. Através das avaliações é possível saber se é a massa magra ou o percentual de gordura que está perdendo.
Obrigada, desculpe a demora.
Gabriela,
Excelente post, sempre tive essa dúvida! Aproveitando, qual seria a alimentação ideal antes de uma hora de atividade física? Eu jogo tênis, geralmente começando às 7h ou 8h da manhã, e como um biscoito e com copo de café, ou Sucrilhos com um copo de leite. O que seria mais adequado? Obrigado!
Boa tarde Bernardo!
1h antes do treino o ideal é combinar proteína com carboidrato. Alguns exemplos: Pão integral com ovo, banana com castanha de caju triturada, iogurte desnatado com aveia ou chia. Para que a quantidade de cada nutriente seja calculado, deve-se respeitar a individualidade biológica de cada um, sendo o mais correto procurar por uma nutri de confiança.
Obrigada,
qualquer dúvida estou a disposição!