Você toma laxante? Saiba porque não deveria fazer isto

downloadCompartilhamos um texto do Dr Jairo Bouer (se não viu ainda, clique aqui), na nossa página do facebook (aqui) que alerta sobre o consumo desenfreado de laxantes. Gostei muito do texto dele e me senti na obrigação de escrever um pouco sobre o assunto.

Cada indivíduo possui um hábito intestinal diferente, alguns evacuam uma vez no dia, outros mais de uma e alguns passam dois dias sem ir ao banheiro. Além do que, fatores psicológicos também devem ser levados em considerações, por exemplo, algumas pessoas sentem dificuldade de evacuar quando viajam ou estão fora de suas casas.

Vários fatores influenciam no hábito intestinal, mas o principal é aquilo que chamamos de microbiota intestinal. Se você possui bactérias boas no intestino e faz refeições ricas em fibras – rica em fibras é algo em torno de 35g por dia – então é provável que tenha uma ou mais evacuações diárias, caso contrário o seu intestino pode ser daquele tipo que costumamos chamar de preguiçoso.

Na busca de dar mais ânimo ao intestino preguiçoso (digamos assim), muitos fazem o uso de laxantes, purgantes ou purgativos, que no final das contas são usados com o mesmo propósito, o de fazer o indivíduo evacuar, ou evacuar melhor.

download (1)Acontece que o uso dessas substâncias irrita a mucosa do intestino, podendo prejudicar o organismo do indivíduo. Quando digo substâncias, não estou me referindo somente a medicamentos, mas também aos famosos chás, conhecidos por muitos como laxantes naturais, os chás laxativos também provocam a mucosa intestinal, podendo causar problemas muito mais sérios. Alguns exemplos de chás usados comumente: sene, cáscara sagrada e o extrato de ruibarbo.

A maior preocupação no uso dessas substâncias está diretamente ligada à maçante procura pelo corpo perfeito. Mulheres e homens estão consumindo laxantes a torta e a direita para emagrecer.

Acontece que a perda de peso que temos nas diarreias não é nada além de água. Emagrecemos porque ficamos desidratados, mas assim que a diarreia acaba, e nos reidratamos, o peso volta ao que era antes.

O uso indiscriminado de purgativos também tem um outro agravante, que é a perda das bactérias benéficas do nosso intestino. São essas bactérias – os famosos probióticos – juntamente com as fibras – os prebióticos – que tornam o nosso intestino saudável e “funcionante”. Então, se um indivíduo consome diversos laxantes por dia para emagrecer, o intestino dele fica doente e passa a funcionar cada vez menos, evacuando menos e absorvendo menos nutrientes.

A microbiota ou flora intestinal são cerca de  100 trilhões de bactérias, com 100 variedades em média. Elas participam da digestão, absorção e síntese de ácidos graxos, vitaminas B e K. Contribuindo também, na redução de moléculas de colesterol e exercendo um importante papel preventivo para a saúde.Elas favorecem a prevenção de diversas infecções intestinais, ajudam a eliminar toxinas, melhoram o aspecto da pele e estimulam o sistema imunológico. Mas para que tudo isso ocorra, nosso intestino deve estar saudável. Se não estiver, o indivíduo se torna doente, pois a entrada de microrganismos maléficos no organismo fica facilitada, os nutrientes não são mais absorvidos da maneira que deveriam ser e o risco de um câncer de intestino aumenta.

O uso de laxantes pode também ser a ponta de um iceberg. Pessoas que abusam destes medicamentos costumar ter também transtornos alimentares. O uso dos laxantes, neste caso, funciona como o vômito nas bulimias, um mecanismo de purgação, de punição, de arrependimento pelo excesso de ingestão. Para piorar, o uso destes medicamentos pode provocar um tipo de dependência pois a pessoa passa a ter dificuldade de evacuar evacuar sem ajuda deles.

Então, se você está viciado em laxantes procure uma ajuda profissional para restabelecer o seu equilíbrio intestinal e ficar longe de doenças oportunistas. 😉

escritopor2gabriela

 

e

escritopor2mauro

Anúncios

Uma resposta em “Você toma laxante? Saiba porque não deveria fazer isto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s