Carboidrato após as 18h pode?

2___________________________________________________________________________jpg_220x200_crop_upscale_q85Ingerir carboidrato a noite é um veneno para quem busca a perda de peso, correto? Errado, e digo mais, erradíssimo! Ao contrário de que muita gente pensa, ingerir carboidratos a noite pode ser essencial na luta contra a ansiedade e na busca pela saciedade.

Uma dieta balanceada e saudável deve ser composta entre 50% e 60% de carboidratos. As pessoas que fazem regimes ou dietas  por conta própria e cortam os carboidratos, podem até perder peso rapidamente, porém a longo prazo, a saúde pode ser prejudicada.

Na verdade o grande segredo de tudo é equilíbrio e disciplina. Não há problema algum em comer 2 fatias de pão de forma integral após as 18h por exemplo. Mas comer uma pizza todos os dias a noite pode sim se tornar um grande problema.

O carboidrato é a fonte de energia primária do nosso organismo, essencial  para a manutenção do metabolismo como um todo.. Quando dormimos, estamos em um jejum prolongado, com um maior tempo sem ingestão de alimentos. Se não temos reserva de carboidrato para esse período, o organismo vai usar outra substância para obter energia. A primeira coisa que ele faz é mobilizar a proteína para transformá-la em glicose, o que não é bom.

noitecarboAcreditava-se que as calorias dos carboidratos não seriam consumidas pelo corpo durante a noite, sendo acumuladas na forma de gordura, porém, essa energia é usada para o funcionamento cerebral e dos órgãos. Um estudo realizado na Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel aponta que o ganho de peso não está relacionado ao carboidrato consumido à noite e sim à qualidade da alimentação no restante do dia, ao sedentarismo e ao exagero na quantidade de alimentos consumidos.

Então, devemos apenas estar atentos ao tipo e a quantidade de carboidratos que consumimos antes de dormir. Obviamente, alimentos como miojo, pizza, biscoitos e pães – aqueles feitos com farinha refinada, não são as melhores opções.

O que deve ser escolhido para noite são os carboidratos integrais e de baixo índice glicêmico como arroz integral, batata doce aveia, pão integral, massa integral, quinoa e grãos ou leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grãos de bico. Tudo acompanhado por generosas porções de saladas.

Nunca devemos nos esquecer que o que engorda é gastar menos do que se consome. Ficar sentado o dia todo comendo porcaria e cortar o carboidrato a noite não vai te emagrecer, o que acontece é justamente o oposto disso.

Agora se você quer realmente emagrecer com saúde, procure uma nutricionista. Ela é o profissional indicado para atender as necessidades de cada um de maneira individualizada. 😉

O que é bom para o outro pode não ser bom para você.

escritopor2gabriela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s