5 programas de culinária pra você ver na TV

Quem gosta de alimentação, cozinha e nutrição tem que ficar cada dia mais antenado nos programas de TV. E não, não é pra aprender a nova dieta do verão, ou a fazer receitas fit, mas sim para aprender a comer das mais diferentes maneiras. Neste mérito o canal GNT dá show de variedades, mostrando desde programas de culinária leve e saudável, até as mais tradicionais receitas caseiras. Vou citar aqui meus cinco programas de culinária favoritos da TV, e apesar de parecer que a GNT está nos patrocinando (e não está, mas estamos disponíveis para negociar :p) eu ainda escolhi um programa de outro canal só pra variar.

Diário do Olivier (GNT)

olivier

Esse é um dos programas mais deliciosos da TV brasileira. Primeiro porque o Olivier é um chef de mão cheia, e um simpático sem limites, e segundo porque ele segue uma linha muito interessante de explorar receitas ao redor do Brasil e do mundo, utilizando técnicas e ingredientes regionais, para depois adaptá-las às suas receitas. Não dá pra assistir sem ficar com água na boca. Na última temporada ele viajou de moto pela América Latina, no melhor estilo Che Guevarra. Quintas, as 20:30h.

Jamie Oliver (GNT)

jamie

O famoso chef inglês, autor de vários livros de culinária dos mais diversos estilos, visita suas técnicas inglesas para ensinar seus telespectadores a comer de maneira saudável e natural, utilizando ingredientes baratos e comuns (a única tristeza é que a grande maioria é baseada em ingredientes ingleses). De qualquer maneira vale a pena ver como o chef, que é inimigo número um dos alimentos industrializados e processados, utiliza suas técnicas com diversão e pouca (ou quase nenhuma) preocupação com a organização da cozinha: ele literalmente mete a mão na massa. Sábados, as 19h.

Bela Cozinha (GNT)

bela

Novata do mundo da televisão, a filha de Gilberto Gil, Bela Gil, é nutricionista formada em Nova York e especialista em técnicas Ayurveda. Por este motivo, no seu programa, ela explora receitas feitas com ingredientes frescos e ricos em nutrientes e elabora pratos fáceis e tipicamente brasileiros. Apesar de falar um exagerozinho ou outro em relação a alimentação saudável (como a exclusão do glúten e da lactose na maioria de suas receitas), o resultado final é muito legal, e os pratos são uma delícia. Terça, as 22h.

Tempero de Família (GNT)

rodrigo

Como não gostar de um programa de culinária com Rodrigo Hilbert, não é mesmo? Naturalmente ele não estaria representado aqui neste blog se não tivesse, além de beleza, muita desenvoltura na cozinha. O interessante do programa do Rodrigo não é seu talento culinário, nem mesmo o sabor de seus pratos, mas sim a capacidade de explorar e revisitar receitas tipicamente familiares (na temporada passada, por exemplo, ele esteve aprendendo a cozinhar receitas de famílias de todo o Brasil). É uma boa maneira de nos relembrar que alimentar é muito mais do que somente calorias e nutrientes: é também um importante componente do prazer e vida social. Quintas, as 20h.

Fome de quê? (Discovery Home And Health)

fomedeque

Este programa do excelente canal Discovery é apresentado pela nutricionista Neka que, curiosa como ela só, testa técnicas e diversos ingredientes para tentar entender o que estamos comendo. O divertido é que Neka, apesar de nutricionista, passa longe das modinhas fitness, valorizando a harmonia entre os sabores, a qualidade do prato e a nossa sensação de prazer. Quartas, as 18h.

Vocês devem ter percebido que todos os programas são de canais fechados. Infelizmente os canais abertos ainda não dão espaço (ou não tem a demanda) de programas tão interessantes quanto estes, o que nos deixa presos a poucos programas regionais (como o Terra de Minas) e outros com pouco apelo culinário, como Ana Maria Braga e o programa Estrelas. Se alguém conhecer algum programa legal de culinária na TV aberta, estou ouvindo as sugestões! 😉 Enquanto isto, aproveitem o que temos de melhor na TV fechada!

escritopor2marina

Anúncios

2 respostas em “5 programas de culinária pra você ver na TV

  1. Pingback: Receita de Picanha Especial | Insights Dela

  2. Pingback: Sobre a merendeira da Flora Gil e o fascismo nutricional |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s