Por que eu não consigo emagrecer?

images (1)

batatafritapode.com

Seria muito fácil simplesmente responder que você não está emagrecendo porque o seu consumo calórico é igual ao seu gasto, certo? Sim, isso é claro, mas existem alguns fatores que influenciam tanto no que comemos quanto na quantidade que comemos.

Alguns pontos a maioria já está ciente como: comer de 3 em 3 horas, preferir alimentos integrais, praticar atividade física, comer devagar, consumir fibras e por aí vai, mas o que muitos não sabem é que existem fatores psicológicos e hormonais que atrapalham a perda de peso:

Estresse

A perda de peso em si, para muitos, já é estressante. A pessoa fica naquela obrigação de perder peso e no medo da frustração. O estresse aumenta a produção de cortisol que leva ao aumento dos depósitos de gordura e redução da massa magra. O estresse também aumenta a vontade dos indivíduos consumirem alimentos mais calóricos, ricos em carboidratos refinados e gorduras. O problema é que muitos comem sem perceber que estão comendo, de forma compulsiva para compensar o sentimento de estresse.

Privação do sono

Nem sempre nossas noites são como gostaríamos que fosse, preocupações causam ocupação na mente, favorecendo o aparecimento da insônia. Noites mal dormidas induzem a liberação de hormônios da fome e inibem os hormônios da saciedade ou seja, você sente mais fome e menos vontade de parar de comer.

Descontrole emocional

Algumas pessoas usam a comida para compensar alguns sentimentos como ansiedade alegria, tristeza, angústia, carência e por aí vai. Metas muito surreais são mestres para causar frustração, e consequentemente causar o efeito inverso. O indivíduo estabelece uma meta tipo “vou emagrecer 4kg em uma semana”, não consegue cumprir a meta , fica frustrado e compensa a frustração com mais alimento. Assim ao invés de emagrecer, a pessoa engorda.

Excessos de fim de semana

O final de semana é nada mais, nada menos que 30% do nosso mês. Não adianta se controlar de segunda a sexta (alguns casos de segunda a quinta) e quando chega na seta feira se entupir de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas. O consumo excessivo no final de semana pode colocar um programa alimentar em risco e levar todo o resto por água abaixo.

Uso de inibidores de apetite

O uso de medicamentos para a perda de peso pode até ajudar, mas o problema desses inibidores é que a pessoa não se reeduca. Ela somente passa a não sentir mais fome e para de comer pelo efeito do inibidor, emagrecendo assim. Quando o indivíduo para de tomar o remédio, o efeito é compensatório, e a pessoa passa a comer o dobro do que consumia anteriormente. O resultado? O indivíduo engorda tudo de novo.

Busca por resultados rápidos

É muito comum a pessoa desistir do objetivo pela demora do resultado. Muitos querem fechar os olhos e no dia seguinte acordar magros. Sejamos sensatos! A perda de peso é um exercício físico e mental que exige disciplina. Ninguém emagrece da noite para o dia.  O segredo é se manter firme na reeducação alimentar e na atividade física que o resultado chegará.

Enfim, são muitos os motivos que tornam tão difícil o processo da perda de peso. O segredo é fazer uma reeducação alimentar, atividade física, parar de se enganar e ter muita, mas muita disciplina!! 😉

escritopor2gabriela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s