TPM: 6 nutrientes que aliviam os sintomas

tpm12É no mínimo intrigante pensar que 90% das mulheres sofre com a TPM, mais conhecida hoje como Distúrbio da tensão pré-menstrual. A TPM envolve um conjunto de fatores físicos e psicológicos que acontecem antes da menstruação em função do aumento dos hormônios no corpo da mulher que interferem no sistema nervoso central.

No ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são mais simples do que as mulheres. Eles produzem testosterona que diminui lentamente a partir dos 20 anos de idade. Essa queda provoca transformações no humor masculino, que são, de certa forma, previsíveis.

marilena-nardi-batom-lapis-tpm-ilustracao-1As mulheres em contrapartida tem uma variação dos hormônios sexuais no decorrer do ciclo menstrual, portanto cada dia do mês a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente. Essa variação provoca uma oscilação no humor feminino. Por isso os homens falam que as mulheres são difíceis de entender e as mulheres falam que os homens são todos iguais.

Os sintomas da TPM envolvem irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. A dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê e pode explodir sem motivo.

Esses sintomas podem aparecer 15 dias antes da menstruação ou um ou dois dias antes da menstruação, varia muito.

SerotoninaA principal causa para o aparecimento dos sintomas está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o nosso humor. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar.

No período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal. Mas claro que não são todas as mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual. Algumas são mais sensíveis e em outras, a TPM pode não se manifestar.

Mas como podemos diminuir os sintomas e a compulsão por doces no período da TPM?

Através da atividade física e da alimentação.

images (1)Os exercícios físicos, além de melhorarem o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação a mais que vem todo mês. Enquanto se pratica esporte, há a liberação de endorfina, que é o hormônio responsável pelo bem-estar. Então se a produção de serotonina cai, e a mulher fica mais triste, nada melhor que compensar com a  endorfina aumento o bem estar e a disposição.

images (2)Quanto à alimentação, algumas substâncias presentes nos alimentos ajudam a “aliviar” os sintomas como:

Triptofano: Aminoácido relacionado com a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Fontes: Leite, banana, abacaxi, feijões, nozes.

Magnésio: Melhora os sintomas de cólica, dor de cabeça e ajuda no controle da compulsão de doces.

Fontes: Semente de abóbora, frutas oleaginosas (nozes), semente de girassol, grãos integrais, feijão, abacate, cacau, salmão, vegetais verde-escuros.

Vitamina E: Ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e depressão.

Fontes: Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas (nozes), sementes (girassol, gergelim), milho, gema de ovo.

Ácido Graxo Ômega 3: Nutriente antioxidante que ajuda a combater as dores. Melhora o humor e a depressão.

Fontes: Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, algas.

Vitamina B6: Relacionada com a melhora dos sintomas da TPM, em especial depressão. A vitamina B6 está relacionada com a produção de serotonina, o hormônio do bem estar.

Fontes: Banana, salmão, peixes, frango, grãos integrais, germe de trigo, arroz integral, frutas oleaginosas (nozes).

Vitamina C: Fundamental para o combate do cansaço, indisposição e fadiga.

Fontes: Frutas cítricas (laranja, mexerica, limão), goji berry, tomate, goiaba, acerola, melão.

Então, alimente-se bem e pratique atividade física. Procure um profissional para te orientar. 😉

escritopor2gabriela

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s