Nutrição: o que é mito e o que é verdade?

downloadAntes de tudo, devemos lembrar que a alimentação não é simplesmente enfiar a comida na boca, mastigar e engolir! A alimentação é a nutrição do indivíduo como um todo, que envolve desde o solo e a água para o plantio do alimento, até a nutrição das nossas células. Para que o objetivo final ocorra, passamos por vários passos – seleção de solo e água, seleção de sementes, plantio (pesticidas), colheita, seleção dos legumes, transporte, ceasa, seleção de legumes, transporte de novo, supermercado/sacolão, seleção pelo consumidor, transporte novamente, pré-preparo, preparo, mastigação, digestão, absorção e finalmente a excreção. É assim que funciona de uma maneira geral! Então absolutamente tudo que envolve o alimento deve ser estudado e por isso que pode acontecer alguma variação no campo da nutrição. Atualmente as propriedades nutricionais e funcionais dos alimentos estão sendo estudadas mais a fundo, então o que era proibido para nossos avós (manga com leite é um bom exemplo disso), passou a ser  concedido para a nossa geração pois estudos mais a fundo foram feitos e alguns mitos foram desmistificados.

Claro que até hoje existem alguns equívocos, mas isso sempre haverá, a nutrição é ciência, e a ciência muda conforme mais pesquisas são realizadas! Devemos sempre nos atentar aos radicalismos e sensacionalismos, estes sim são os verdadeiros responsáveis pelas confusões e dúvidas criadas! Se for divulgado na mídia que carambola mata, porque ocorreu um caso específico de alguém que morreu por comer carambola, todos passam a não consumir mais o alimento sem nem saber o motivo real, simplesmente por conta do sensacionalismo.

Mitos-e-Verdades-sobre-Dieta-e-Alimentacao3

Então vamos desmistificar alguns mitos…

Dieta “detox” elimina substâncias tóxicas do corpo?

Não. Ainda não nenhuma comprovação cientifica que a dieta “detox” elimina substâncias tóxicas do corpo. Os nossos rins e fígado são os órgãos responsáveis por essa parte.

Beber água durante as refeições engorda?

Não, mas se você consumir 500 ml de água junto com as refeições, você pode atrapalhar seus processos digestivos.

Carne vermelha engorda?

Não, mas dependendo do modo de preparo ela pode sim ser responsável por um aumento de peso. Mas atenção, isso ocorre com todos os alimentos, não é só a carne vermelha! Uma couve-flor gratinada é muito mais calórica que uma couve-flor cozida, o mesmo vale para a carne vermelha, então, quando for consumi-la, prefira os cortes magros como patinho e lagarto e prepare cozido grelhado ou assado.

Alimento integral engorda?

Não. Muitos ainda excitam em consumir o alimento integral por ele conter mais calorias que o comum, mas devemos pensar que o alimento integral contém mais fibras e vitaminas e claro, assim como todos os alimentos se consumidos em excesso eles podem alterar o ponteiro da balança. Então os alimentos integrais devem ser consumidos em substituição aos comuns  sim, mas de forma moderada.

Carne vermelha faz mal a saúde?

Não. A carne vermelha é a principal fonte de ferro da nossa alimentação e deve sim ser consumida com moderação.

Chá verde emagrece?

Sim. O chá verde apresenta um composto que através da sua ação termogênica ajuda a acelerar o metabolismo.

Ovo aumenta o colesterol?

Não. Coitado do ovo, ele foi crucificado por anos! Mas felizmente hoje já podemos afirmar que o ovo não aumenta o colesterol e nem a incidência de doenças cardiovasculares.

Sementes oleaginosas causam espinha?

Não. Pelo contrário, as oleaginosas contém propriedades responsáveis por deixar a pele mais bonita.

O ferro encontrado na carne vermelha é melhor que o ferro encontrado nos vegetais?

Sim, a biodisponibilidade do ferro encontrado na carne vermelha é maior que a do ferro encontrado nos vegetais, ou seja, mesmo que um vegetal contenha ferro, como os vegetais verdes escuros, a absorção do ferro contido na carne vermelha ainda é maior.

Transpirar queima gordura?

Não. O suor é apenas uma forma de excreção de fluidos. Ficar sentado em uma sauna não ajuda a emagrecer. O peso perdido através do suor é somente água e no primeiro copo d’água ele já é reconquistado.

Bebida alcoólica engorda?

Sim. Todas as bebidas que contém álcool na sua composição produzem 7kcal por grama. O que difere o valor calórico de uma bebida para a outra é o teor alcóolico.

Enfim, são muitas as dúvidas em relação à nutrição. Esta é somente uma pequena parcela. De qualquer forma, procure uma nutri de confiança! 😉

escritopor2gabriela

7 respostas em “Nutrição: o que é mito e o que é verdade?

  1. Pingback: O Nosso Post Mais Acessado: Vegetais Crucíferos, o que são? Qual a sua importância? |

  2. Pergunta: comer carboidrato a noite engorda mais? Lógico que estou falando de uma pessoa que coma uma quantidade razoável. A minha pergunta na verdade é: se eu devo ingerir X de carboidrato (do tipo arroz, batata, mandioca, etc..) por dia e distribuir essa quantidade de carboidrato em todas as refeições é pior do que comer mais no café da manhã e ir diminuindo ao longo do dia, até o ponto de não comer nada no jantar (as 20:00)? E para as pessoas que fazem academia a noite??
    Beijos!

    • Mila, vamos lá!

      Carboidrato a noite não engorda, o que engorda é a quantidade de calorias que você come ao longo do dia, independente do horário.

      Você deve valorizar sim a ingestão de maior quantidades de carboidrato durante o dia (que é quando você está fazendo atividades) deixando porções menores para a noite, mas não deixe de comer. A noite temos um longo período de jejum durante o sono, e não comer carboidrato porque complicar a manutenção da glicemia.

      Se você faz academia a noite é essencial que seu carboidrato esteja presente: não existe atividade física sem ele!

      Ajudei?

      beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s