Porque comer 7 porções de frutas e vegetais por dia?

 slide21

Comer  frutas e vegetais é  saudável. Disto, nós todos já sabemos. Mas qual o impacto deste hábito sobre a nossa saúde e longevidade ? É o que procura responder um estudo, publicado no Journal of Epidemiology and Community Health, em março deste ano. O estudo sugere que comer mais de sete porções de frutas e vegetais por dia pode diminuir o nosso risco de morte prematura em 42% – e que comer vegetais é mais importante do que comer frutas para a saúde como um todo.

O estudo:

Foram analisados dados de aproximadamente 65,000 adultos com mais de 35 anos de idade, que participaram do estudo Healthy Surveys for England realizado entre 2001 e 2008. Neste estudo foi avaliado o consumo de frutas e vegetais durante um período de 24 horas. (1 porção foi definida como aproximadamente 80 g). Os pacientes foram acompanhados por um período de oito anos e seus dados comparados com os encontrados no início do estudo.

Os resultados

Os participantes ingeriram uma média de 3.8 porções de frutas e vegetais ao dia, sendo que os mais idosos e as mulheres não fumantes tiveram tendência a uma ingestão maior destes grupos alimentares por dia. Do mesmo modo, os que comiam mais frutas e vegetais tenderam a ter um IMC (Índice de Massa Corporal)  mais baixo.

Os pesquisadores relacionaram uma dieta rica em frutas e vegetais com a proteção contra o câncer, doenças cardiovasculares e todas outras causas de morte. Os que comeram pelo menos sete porções destes alimentos, foram os que apresentam o menor risco de morte. Os pesquisadores excluíram do estudo os pacientes que morreram durante o primeiro ano de observação, pois era maior a chance deles terem doenças graves prévias. Analisados a partir do segundo ano, os que ingeriram pelo menos sete porções de frutas e vegetais tiveram uma mortalidade 42% menor dos que comeram somente uma porção ao dia.

Os que ingeriam mais vegetais (analisados separadamente da ingestão de frutas) tiveram um risco 25% menor de morrer de câncer e de 31% menor de morrer de doenças cardíacas ou vasculares, neste mesmo período. É interessante notar, que comer vegetais apresentou um índice de  proteção maior do que comer frutas, e que a  ingestão de três ou mais porções de frutas ao dia, analisadas isoladamente, não teve apresentou efeito significativo na mortalidade.

Limitações do estudo:

Como qualquer trabalho científico, esta publicação apresenta questionamentos (ou viés) que podem interferir nos resultados encontrados. Vamos citar três que consideramos relevantes:

  1. Foi analisado apenas um dia de consumo de cada participante, o que pode não ser um representativo da real ingestão daquela pessoa.
  2. Não foram analisados a ingestão calórica total, nem a ingestão diária de sódio ou gordura, tradicionalmente associados a maior mortalidade por câncer e doenças cardiovasculares.
  3. Por estes motivos citados acima, o estudo estabelece uma forte associação, mas não necessariamente uma relação causa-efeito, da ingestão de frutas e vegetais com o maior tempo de vida.

https://i2.wp.com/www.leandrominozzo.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/06/imagesCAV4I5UL.jpg

Comentário

De uma maneira geral, pessoas que comem mais vegetais alimentam-se de maneira mais saudável do que os que não o fazem. Existem outros trabalhos que apontam para a mesma direção. Há evidências, cada vez mais volumosas, de que uma alimentação menos calórica, bem balanceada, rica em vegetais e frutas, possa realmente aumentar a longevidade de praticamente todos os grupos populacionais analisados até aqui. Pense nisto, na próxima vez em que trocar uma gordurosa picanha na chapa, por uma deliciosa salada de vegetais variados, ou um apetitoso quindim, por uma colorida salada de frutas (sem açúcar e creme de leite, por favor) e console-se imaginando que talvez você possa estar investindo em viver um pouco mais.

Baseado em um artigo publicado por CNN Health

Leia o artigo original abaixo:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s