Você sabia que o açúcar causa envelhecimento do cérebro?

acucar 2Uma pesquisa feita nas Universidades de Washington e Harvard e publicada na revista The New England Journal of Medicine tem tido uma grande repercussão. Essa pesquisa avaliou os impactos do consumo de açúcar no envelhecimento do cérebro.

O estudo envolveu 1.228 mulheres e 839 homens com 65 anos de idade ou mais (média: 76 anos), sem sinais de demência, que faziam parte de uma coorte seguida pelo Adult Changes in Thought (ACT), no estado de Washington.

Os participantes faziam testes de habilidade cognitiva a cada dois anos. Se o resultado mostrasse algum déficit, os indivíduos eram encaminhados para exames clínicos, laboratoriais e neuropsicológicos para saber se apresentavam Alzheimer ou outro quadro demencial. Os níveis de glicose no sangue foram recolhidos das sucessivas dosagens de glicemia e de hemoglobina glicada, realizadas pelos participantes a partir de 1988. As médias desses valores nos últimos cinco anos foram comparadas com as de períodos anteriores.

acucarA conclusão que os autores da pesquisa chegaram foi que os níveis de glicose mais altos estão diretamente ligados ao aumento do risco de demência em indivíduos com ou sem diabetes.

Agora mais do que nunca os efeitos que o açúcar causam no nosso organismo está comprovado. Por isso, meus caros, vamos cuidar da nossa saúde e evitar seu consumo. Lembro que uma lata de refrigerante tem aproximadamente 39g de açúcar e segundo a OMS o consumo máximo de açúcar deve ser de 25g por dia.

O alto consumo de açúcar não está somente relacionado com diabetes e obesidade, ele também envelhece o cérebro.

Na íntegra: Glucose Levels and Risk of Dementia

escritopor2gabriela

 

Anúncios

Uma resposta em “Você sabia que o açúcar causa envelhecimento do cérebro?

  1. Pingback: E o açúcar realmente não pode? |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s