É sexta-feira meu povo! Hoje não tem playlist e nem super receita mas tem dica musical e de o que comer, claro! Vamos pagar um pouco de “modinha” hoje e sugerir um alimento que está sendo consumido em todo o país, mas que já era rotineiro no norte e nordeste brasileiro: a Tapioca.
Esse alimento (que nada mais é do que uma fécula de mandioca passada na frigideira) virou frisson por ser uma fonte livre e rápida (e sem glúten) de carboidratos, e por ter a possibilidade de ser recheada com alimentos saudáveis e nutritivos. No nordeste e norte do Brasil os recheios típicos são um pouco mais pesados do que os consumidos pelas modelos e atrizes por ai – a tapioca clássica tem recheio de queijo coalho ou coco ralado (em alguns casos com leite condensado), ou é servida pura com manteiga (minha versão preferida).
Tapioquinha com manteiga ❤
Antes de começar a se arriscar na tapioca é bom saber que este alimento é considerado Patrimônio Cultural da cidade de Olinda, desde 2006, por isto seu valor cultural para o povo brasileiro é muito mais importante do que suas características nutricionais. Diante disto, sugerimos que você consuma a tapioca com seus recheios saudáveis sim, mas que não deixem de provar a versão original (especialmente a com manteiga, para conhecer o verdadeiro sabor do alimento). Algumas sugestões de recheios de baixa caloria são: tomatinhos cereja, manjericão e queijo; banana com canela em pó; cogumelos shitake; palmito, cebola e tomatinhos – use a criatividade!
Como a tapioca é simples e fácil de fazer (é só jogar a farinha em uma frigideira aquecida e moldar no formato desejado), o som que acompanha esta noite gastronômica deve ser leve e divertido. Como Morais Moreira já fez até canção pra tapioca (“Tapioca de Olinda“), resolvemos indicar não ele, mas a o grupo que o lançou como artista e cantor: os Novos Baianos. Esta trupe baiana fez, durante toda a década de 70, um MPB ousado e delicioso de se escutar, usufruindo de várias influências musicais de todo o país, mas sem perder sua baianidade.
Tapioca combina com uma boa Cajuína, um suco de Guaraná (natural né?), uma caipirinha com pinga (por favor, sem vodka!) ou, pros corajosos, um Capeta Turbinado.
–
Uma boa sexta-feira a todos!
Deixe um comentário