Batatômetro: Sopa de Creme de Alho Poró com Champignon

BatatômetroHoje a pedidos de uma seguidora vamos analisar um produto da Posse do Corpo.

posse do corpoA posse do corpo trabalha com uma linha de produtos congelados light que pode ser encontrada tanto em supermercado quanto comprada online no site deles:

http://www.spapossedocorpo.com.br/congelados/home

A proposta da marca é facilitar o consumo de alimentos mais saudáveis através de programas semanais de cardápios (pelo menos foi o que eu entendi olhando o site). A marca possui algumas linhas que variam desde shakes e sucos até gourmet.

O produto que vamos analisar hoje é a Sopa de creme de Alho Poró com Champignon de 350g.

sopa

rotulo sopaDe acordo com o rótulo, uma embalagem do produto de 350g tem 90 kcal, e a refeição entra como jantar. Sabe-se que no jantar devem ser consumidas cerca de 25% das calorias ingeridas durante todo o dia. Se a média calórica diária é de 2000kcal, o jantar deve ter em torno de 400kcal. Então nesse quesito o produto deixou a desejar. As calorias correspondem a apenas 4,5% das calorias diárias.

Total Calórico: Nota 4

E assim segue para os outros elementos. Os carboidratos e proteínas também estão bem abaixo do valor recomendado para esta refeição.

No quesito gorduras, pontos para o produto! As gorduras totais são de apenas 1,7g sendo 0g de gorduras saturadas.

Total de Gorduras: Nota 10

O produto apresenta 377mg de sódio. É um valor alto pela quantidade de energia que ele fornece, mas comparado a outras sopas instantâneas (aquelas de pó), esse produto sai ganhando. O consumo recomendado de sódio de acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira é de 2000mg por dia, ou seja, apenas 5g de sal.

O produto possui 20% da quantidade de sódio que pode ser consumida no dia (com base em uma dieta de 2000 kcal), o que na minha opinião, ainda é muito pelo fato dele oferecer somente 90kcal. Esse total de sódio é encontrado em refeições com mais de 400kcal. Assim não deixa de ser um produto industrializado.

Total de Sódio: Nota 7

De acordo com a quantidade de fibras (2,8g de fibras por porção), o produto está longe de ser rico em fibras. Segundo a ultima norma da ANVISA:

RICO EM FIBRAS, deve conter, no mínimo, 5 g por porção ou 6 g de fibras por 100 g de prato preparado. Já para ser FONTE DE FIBRAS, ele deve conter, pelo menos, 2,5 g por porção ou 3 g de fibras por 100 g de prato preparado.

 Em 100g deste produto temos apenas 0,8g de fibra, então ele não chega nem perto de ser fonte de fibras.

 Total de fibras: Nota 5

 De acordo com os ingredientes, o produto contém abobrinha, chuchu, alho poró, champignon, cebola, sal e salsinha. Não contém glúten

Gostei dessa parte pois não contém “antes” e celíacos podem consumir.

 Ingredientes: Nota 9

 Nota Total do Produto: 7

 Dessa forma podemos concluir que o produto possui calorias suficientes para ser um “lanchinho”, mas contém a quantidade de sódio de um jantar. Na dúvida, faça sua sopa em casa e opte por alimentos da forma mais natural possível.

escritopor2gabriela

 

Anúncios

2 respostas em “Batatômetro: Sopa de Creme de Alho Poró com Champignon

  1. Quanta eficiência! Obrigada!! Eu sempre olho os “antes” e a tabela nutricional, mas ainda acho difícil pensar se a quantidade de sódio para aquele produto ta boa! Eu ttomei ela num dia que trabalhei a noite e não tive como levar marmita pq não teria geladeira a disposição!.. É muito difícil pensar em jantar sem carboidrato complexo fácil de ser comprado pronto!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s