Semana passada eu falei a respeito dos pães integrais que temos no mercado e como a industria de alimentos tira proveito das resoluções em vigor para vender mais ( se ainda não viu, veja aqui: https://batatafritapode.com/2014/02/25/pao-integral-pode/). Pois bem, eu queria passar uma receita pra vocês, mas uma receita que desse certo, que o pão ficasse gostoso e fofinho e que não tivesse nenhum tipo de conservante (por isso a demora para postar …rssss).
Essa receita foi feita pelo meu pai (cozinheiro de mão cheia…). Tiramos ela do site allrecipes.com.br e adaptamos. Atenção hein! A receita que segue não é a mesma do site, ela foi adaptada!
vamos lá…
Ingredientes
Serve: 1 pão grande (14 porções)
- 450 g de farinha de trigo integral para pão
- 1/2 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
- 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo ou mel claro
- 450 ml de água morna
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral para polvilhar
Modo de preparo
- Unte levemente uma forma de pão com capacidade para 900 g ou forre-a com papel-manteiga. Reserve-a num local aquecido enquanto prepara a massa.
- Numa tigela grande, peneire a farinha e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro. Misture o açúcar ou mel à água morna e despeje-a no buraco feito na farinha.
- Usando as mãos ou uma colher de pau, misture tudo e bata vigorosamente por cerca de 2 minutos ou até a massa desprender-se dos lados da tigela. Ela estará bem mole e pegajosa.
- Transfira a massa para a forma já preparada, cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por cerca de 30 minutos ou até a massa ter crescido até quase a borda da forma.
- Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 200°C. Descubra a massa e polvilhe uniformemente a superfície com um pouco de farinha. Asse por 30 a 40 minutos ou até o pão ter crescido bem e estar dourado. Ao tirá-lo da forma ele deve parecer leve e produzir um som oco quando você bater com os dedos na sua base.
- Desenforme o pão e, se necessário, devolva-o ao forno por mais 5 minutos para endurecer as laterais e a base. Ponha-o numa grade metálica para esfriar. Conserva-se por até 5 dias.
Dicas e sugestões
• Para preparar 2 pães pequenos, divida a massa em duas formas com capacidade para 450 g e asse por 30 a 35 minutos.
Pra quem ainda tem essa “mania” de cortar os carboidratos da alimentação, lembro que o pão, por si só, não engorda. O que engorda é o consumo excessivo de carboidratos, bem como de qualquer outro macro nutriente, como proteínas e gorduras. É errado pensar que os carboidratos devem ser cortados da dieta de quem quer emagrecer. O importante é não exceder os valores recomendados. Outra preocupação é quanto ao consumo de glúten, proteína encontrada nos cereais, portanto, presente no pão. Salvo as pessoas que têm alergia a esta proteína ou doença celíaca o glúten não faz mal. Na dúvida converse com a sua nutri!!
Espero que gostem!!! 😉
Duas dúvidas:
– essa farinha de trigo integral para pão é diferente da farinha que compramos no supermercado?
– não tenho forma para pão, poso usar formas para ‘bolo ingles’?
A farinha de trigo integral pode ser comum, do supermercado mesmo! e a formo pode ser para bolo inglês sim inclusive foi essa q eu usei! 🙂 qqr duvida estamos a disposição! Obrigada
*forma