A Dieta Gracie: Prós e Contras

Uma leitora entrou em contato com a gente, e pediu para que escrevêssemos o nosso ponto de vista em relação a uma das dietas mais famosas e mais conhecida: “A Dieta Gracie”.

Para falar a respeito dessa dieta, nada mais digno que comprar o livro de Rorion Gracie, criador deste estilo de vida alimentar, sobre o assunto.

capa_a_dieta_gracieA Dieta Gracie é um regime de alimentação racional baseada no consumo de alimentos saudáveis que combinados entre si tornam a digestão mais fácil e aumentam o aproveitamento do alimento pelo organismo. As combinações dos alimentos são dividas em grupos A, B, C, D, E e F conforme figura:

foto

Segundo o autor do livro, a proposta da dieta é educar e reprogramar os seus hábitos alimentares tornando-o um indivíduo mais saudável e com mais energia.  Porém, os princípios da dieta ainda não foram respaldados cientificamente e a única maneira de comprovar os efeitos positivos de acordo com o livro é acompanhar a saúde da família Greice e dos demais que seguem a dieta.

Durante toda a leitura do livro, o autor compara as dificuldades de transformar os hábitos alimentares com situações cotidianas e com a arte do jiu jitsu e, ao mesmo tempo incentiva o leitor a não desistir e continuar sempre firme nos seus objetivos.

De acordo com os princípios da dieta, você terá um aumento de energia, redução na frequência de dores de cabeça, gases, intestino desregulado, azia, dores de estômago,  dentre outros.

A essência da dieta:

Fases:

Primeira: Mantenha um espaço de pelo menos quatro horas e meia entre as refeições – alimentar-se de 3 em 3 horas resulta em fermentação excessiva e acidificação do sangue.

Segundo artigos que li e o que estudei, a acidose metabólica (acidificação do sangue) pode acontecer devido a ingestão de algum ácido ou substância como álcool ou metanol, doenças ou incapacidade do rim em excretar ácido. Quanto a alimentar-se de 3 em 3 horas não existe nada na literatura que aponte efeitos negativos (quando se tem uma alimentação equilibrada, lógico…nada de hambúrguer de 3 em 3 horas)

Segunda: Elimine as sobremesas e os refrigerantes – Pode comer doces, mas deve aprender que doce comer e quando comer. Refrigerantes são proibidos.

refri naonao acucar

Essa fase eu gostei e concordo com ela.

Terceira: Não misture diferentes tipos de amidos na mesma refeição – em vez de comer um hambúrguer e batata frita, coma 2 hambúrgueres ou coma somente a carne sem o pão e toda a batata frita que quiser. Não vale misturar amido na mesma refeição, ou come só o trigo ou come só a batata ou come só o milho ou come só o arroz e por aí vai.

Não achei explicação científica alguma para essa fase. Não há porquê em não misturar diferentes tipo de amidos. Pode ser que o consumo do amido em excesso leve a um aumento de peso, mas nada relacionado com misturá-los em uma mesma refeição. Chamo a atenção aqui que ao consumir a quantidade de batata frita que quiser você pode prejudicar a sua saúde principalmente devido às gorduras presentes nessa preparação.

Enquanto o autor do livro explica as fases (citadas acima), ele pontua aspectos muito interessantes e positivos como:

– Sugestões de cardápio, seleção de alimentos (tudo sempre da melhor qualidade), modo de preparo, rendimentos e utensílios que podem ser usados no preparo;

– Higiene;

– Ensina como acabar com o hábito de comer junk food, inclusive como lidar com as crianças com esse hábito;

– Como ensinar as crianças a fazer escolhas certas em festinhas de aniversário e como você pode ajudar;

– Como inspirar as pessoas a se alimentarem bem;

– Porque devemos escolher alimentos orgânicos e livres de pesticidas e hormônios, dentre outros…

pesticidasjunk noacucar

O que realmente ficou nas nuvens foram as combinações alimentares que devem ser feitas na dieta. O livro cita os princípios que são baseados em parcerias (de alimentos) que otimizam o processo digestivo e levam ao aumento de energia, saúde e longevidade mas não deixa claro de onde vem estes embasamentos. De onde aprenderam que só  se pode comer um tipo de amido em cada refeição; que frutas cítricas não devem ser misturadas com nada e sim ingeridas sozinhas; que devemos evitar pimenta, canela e mostarda; que carne de porco é proibida; que fruta com queijo é bom e outras imposições da dieta?

A escolha das combinações dos alimentos ficam sem explicação no conteúdo do livro. A pessoa que criou a dieta com certeza estudou algo sobre nutrição, mas não deixou claro seus embasamentos científicos para criar estes padrões de alimentação. Já foi dito antes que a dieta não tem comprovação cientifica. Acredito que vale a pena a leitura do livro ‘A DIETA GRACIE” para os interessados na prática desde que saibamos filtrar alguns pontos, em especial o radicalismo. O que faz bem para alguns pode não fazer para outros. Enfim, existem muitos pontos positivos na Dieta Gracie que valem ser seguidos, mas em contrapartida há também pontos negativos. Como cada indivíduo possui uma necessidade diferente uma dieta pode funcionar para alguns mas não ser adequada para outros).

Para a minha vida vou usar como aprendizado e inserir os pontos positivos, e você?

escritopor2gabriela

Anúncios

14 respostas em “A Dieta Gracie: Prós e Contras

  1. Legal o post. Sou praticante de jiu-jitsu há mais de 10 anos e sigo boa parte da Dieta Gracie. Sigo grande parte da dieta, digamos uns 80%. A combinação dos alimentos foi criada pelo Mestre Carlos Gracie, criador da dieta, e pelo que pesquisei o fez de vários modos, inclusive pela observação dos animais….hehehehe…. Dois tipos de amidos não entrem na mesma refeição simplesmente pra não pesar a digestão. Assim ele acreditava que nosso organismo teria mais energia para outras atividades…

  2. Pratico Jiu Jitsu, sou faixa roxa da Gracie Barra. e perguntei a minha nutricionista o que ela achava da dieta Gracie e me recomendou não segui-la, pois eu perderia peso (coisa que estou tentando evitar, tendo em vista que tenho 63 kg e estou tentando aumentar a massa muscular).
    4 horas e meia é tempo mais do que suficiente para o corpo começar a catabolizar, por isso tantas pessoas estão afirmando terem perdido peso com sucesso.

  3. Faço a dieta, perdi 8 kilos parando de misturar carboidratos. Sou adepto também ao Jiu Jitsu e prefiro seguir a dieta a risca. Minha vitalidade, explosão, pele, ossos, musculo… tudo melhorou. Acordava sempre com a barriga cheia de gases. Não sofro mais de dores de cabeça.
    Não sei se é embasada mas na minha opinião é perfeita, porém não é para os fracos

  4. Eu estou seguindo a dieta e estou me sentindo muito melhor, minhas dores de estômago e mal-estar desapareceram, estou mais disposto e já comecei a perder os kilos extras… a falta de explicações deve ser devido ao fato de que a dieta foi criada por Carlos Gracie, e Rorion é um dos tantos sobrinhos que segue a dieta. Mas procurando na internet estou entendendo melhor porque evitar comer carne de porco, canela, pimenta, vinagre, etc… Depois que cortei esses alimentos do meu dia à dia me senti muito melhor desde a primeira semana. Mas acho que ele poderia dar essas explicações em um novo livro ou em seu site.

    A dieta não é tão radical, e finalmente, não sinto falta desses alimentos que tanto gostava (pois quando penso neles já me dá dor de barriga).
    Ainda não encontrei uma explicação para o fato de não misturar amidos, mas prefiro seguir a dieta a risca, isso me impede de encher o prato e engordar… E quanto as frutas, misturar os açucares com outros alimentos aumenta a acidez.

  5. Não houve um embasamento cientifico de fato para a dieta, o Carlos Gracie pegou a maior parte da alimentação do povo oriental que comia fazendo alguns desses pontos ha seculos. Ele foi testando suas varias teorias com seus 21 filhos e mais de 50 netos, um ponto importante que alem da longevidade da família Gracie eh o surpreendente aumento no “porte” deles visto que Helio Gracie era franzino antes da dieta vivia doente e tals com seus 1,60 e 63 kg

  6. Meu sobrinho adquiriu o livro e tb observei muitos pontos positivos. Fiz uma indagação para ele, quanto aos hipogligemicos e diabeticos como ficar 4 horas e meia sem alimento? Fico me perguntando porque não pode comer frutas no almoço (grupo a e B)?? Durante o almoço sempre intriduzi uma fruta na refeição de minha filhota..

  7. O criador dessa dieta dieta foi Carlos Gracie. Em certo documentário é dito que Carlos estudou no século passado vários livros e artigos até chegar nesta dieta. Os ensinamentos foram passado de pai pra filho como verdade. Dessa forma, acredito que quem escreveu este livro realmente não saiba os “porquês”. Talvez se essa dieta fosse estudada novamente com os recursos científicos atuais, pudesse chegar a uma dieta menos radical. De qualquer forma, com essa dieta, o patriarca da família, Hélio Gracie, mostrou-se um exemplo de vitalidade até seus 95 anos.

    • Bom dia Victor! obrigada pela sua participação no blog! Realmente os porquês da dieta gracie não são explicados no livro, não sabemos o motivo das combinações e não existe nada no mundo científico que comprove ainda. A vitalidade do Hélio Gracie realmente é incontestável. Quando soubermos de algum estudo mais profundo a respeito, pode estar certo que publicaremos aqui no blog! Então fique de olhooo!!!!
      Obrigada mais um vez

  8. Muito obrigada Gabriela! Esclareceu bastante! Nunca li o livro e vou ler, o que me despertou curiosidade sobre esta dieta foram as combinações que como você disse ficam sem explicação, então não tem como realmente seguir ela a risca .Vou fazer como você e inserir só os pontos positivos que ela possui na minha alimentação. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s