Cinco alimentos que nós, brasileiros, pensamos ser saudáveis mas não são

Se você viu o post de ontem, sobre os cinco alimentos que os americanos pensam ser saudáveis mas não são, vai adorar saber que nós fizemos uma seleção de cinco alimentos que os brasileiros consomem pensando a mesma coisa. Se vocês tiverem mais alguma sugestão ou dúvida pode perguntar aqui que a gente responde!

1 – Biscoito cream cracker:

cream_cracker

Porquê não é saudável? O biscoito cream cracker, apesar de ser frequentemente escolhido como opção para lanche da tarde por ser leve, é um alimento extremamente calórico. Quatro unidades deste biscoito equivalem a um pão de sal em termos calóricos, além de ter elevada concentração de gordura, usada na sua preparação.

2 – Sucos de caixinha e em pó:

suco_caixinha

Porquê não é saudável?  Para começar a explicar, suco é de fruta fresca, espremida na hora, sem adição de nada. Os “sucos” de caixinha (inclusive aqueles infantis) nada mais são do que polpa de fruta com grande adição de açúcar e conservante (sim, os lights também). Em alguns casos a porcentagem de fruta na composição destas bebidas não chega a nem 40% do conteúdo total. O mesmo serve para o suco em pó, que nada mais é do que açúcar e corante. Sempre que possível prefira o suco natural. Sempre.

3 – Barrinha de cereal:

barra de cereal

Porquê não é saudável? Eu sei que a barrinha de cereal é uma boa fonte de fibras e estimula a saciedade, mas ela é vendida como 100% saudável e não é. Com exceção das barrinhas que são feitas exclusivamente de fibras, sementes ou nozes (que mesmo assim contém conservante e sódio), aquelas barras de cereal que você conhece tem alto teor de açúcar e sódio, para facilitar sua conservação. Além disto o valor calórico (especialmente daquelas barrinhas com chocolate) costuma ser alto, quase equivalente a um pão de sal.

4 – Margarina:

margarina

Porquê não é saudável? A margarina é feita com gordura vegetal, que na maioria dos casos sofre um processo químico para torná-la sólida que também forma gorduras trans, que são piores do que as gorduras saturadas para a nossa saúde. Se tiver que escolher entre margarina e manteiga opte pela segunda opção, os teores calóricos são praticamente os mesmos e a manteiga é mais natural.

5 – Sopas em pó:

vono

Porquê não é saudável? Estas sopas em pó nada mais são do que uma bomba de sódio com sabores variados. Apesar do baixo valor calórico de algumas marcas conhecidas (como as sopas Vono) nada compensa o tanto de sal que você vai tomar junto. Prefira sempre a sopa natural da vovó.

Você leitor consumia algum destes produtos achando ser bom para a saúde? Conta pra gente!

escritopor2marina

Anúncios

8 respostas em “Cinco alimentos que nós, brasileiros, pensamos ser saudáveis mas não são

  1. Gente, como assim cream cracker? e barra de ceral? E eu me achando s-u-p-e-r saudável, tsc tsc.
    Barra de ceral ok não consumir, não gosto mesmo. Agora o que seria uma boa opção de troca no lugar do meu queridinho cream cracker matinal?
    Quanto a manteiga vs margarina, cada lugar que eu leio diz que um é ruim/bom e não sei em quem acreditar, ainda bem que eu não gosto de nenhuma das duas. rsrsrs

    • Amanda, eu acho o pão integral uma opção muito mais gostosa (e saudável) do que o cream cracker! Mas se você faz questão de um biscoitinho, eu gosto muito do belvitá, que tem um teor de fibras legal!

      • com certeza fico com meu cream cracker delicioso, mesmo que nao como apenas miseros 4, vai o pacote todinho

  2. Pingback: Suco DoBem, pode? |

    • Ei Laís!

      Os suquinhos do Bem são uma exceção. Eles alegam fazer suco da fruta pura, sem adição de conservantes, e isto está na embalagem deles. Eu realmente não sei te afirmar se eles não tem adição de açúcar, mas posso procurar saber diretamente com eles (porque eles tem um setor de atendimento ao cliente fantástico!). O que posso te garantir é que ele é uma opção muito melhor que qualquer outro suco de caixinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s