Este dinâmico vídeo sobre cinco produtos que são consumidos em grande escala nos Estados Unidos é um sucesso. Mas porque? Porque os alimentos apresentados nele são oferecidos aos clientes como saudáveis, ou lights/diets, mas não são.
Como o vídeo está em inglês, vou citar os produtos aqui.
1- Manteiga de amendoim com baixo teor de gordura:
Porquê não é saudável? Por trocar o teor de lipídeos por excesso de açúcar, para compensar o sabor, além de outros ingredientes químicos pouco conhecidos.
2- Refrigerante Diet:
Porquê não é saudável? Troca o açúcar do refrigerante normal (que já é ruim) por adoçantes que, além de interferirem na resposta natural do seu organismo ao alto teor de sacarose, podem levar a obesidade e depressão de acordo com testes clínicos.
3 – Mix de nozes e sementes:
Porquê não é saudável? Por conter excesso de açúcar, sódio e calorias. Prefira sempre as sementes e nozes frescas.
4 – Tabletes de vitamina C:
Porquê não é saudável? O ácido ascórbico é mais ácido que o açúcar, podendo levar a erosão grave dos dentes.
5 – Frutas secas:
Porquê não é saudável? Contém três vezes mais calorias do que a fruta normal, além de apresentar alto teor de sódio e açúcar para conservação.
Você leitor já pensou em algum produto consumido amplamente no Brasil como saudável, mas que pode não ser? Conta pra gente!
Chocolate diet que provavelmente é o inverso da pasta de amendoim. Tem mais gordura para compensar o paladar pela falta do açúcar. Não seria mais saudável chocolate amargo em pequenas quantidades?
Carmen Lúcia
Sim, o chocolate amargo é sempre a melhor opção entre todos chocolates. Quanto maior o teor de cacau menor é a quantidade de leite e açúcar usado!