Artigo: O aumento da quantidade de cafeína nos produtos nutricionais

Café na xícara

Em interessante artigo, publicado na Scientific American em outubro 1 e reproduzido na versão brasileira da revista nesta edição de dezembro, o autor, Mark Fischetti alerta para o fato de que cada vez mais produtos contêm cafeína e que a quantidade de cafeína vem aumentando nos produtos industrializados. A cafeína é um estimulante cerebral, que também estimula o centro do prazer e provoca leve dependência. Nos últimos anos muito se tem discutido sobre os efeitos benéficos 2,3 ou maléficos da cafeína.
Segundo o autor a crescente indústria de alimentos cafeinados alertou a FDA (Food and Drug Administration), órgão que controla o uso de medicações e alimentos nos EUA. A FDA assegura que a ingestão de até 400 mg/dia de cafeína “não é geralmente associada a efeitos perigosos e negativos”, mas o crescente consumo já começa a preocupar. O consumo associado ao álcool pode ser perigoso. 4 A FDA está preocupada com a ingestão cumulativa ao longo do dia, que pode levar à dependência (o que seria conveniente para os fabricantes). Além disto, a Academia Americana de Pediatria alerta que o consumo da cafeína por crianças pode estar relacionados a problemas neurológicos e cardiovasculares.
FIG1: O Gráfico mostra que a cafeína vem sendo colocada em muitos produtos e, altas doses (eixo vertical) e em grandes proporções (eixo horizontal).

https://i0.wp.com/www.scientificamerican.com/media/inline/why-so-jittery_3.jpg

FONTES:
1. Fischetti M. Caffeine High: More and More Products Contain Large Doses. Scien Am Brasil 2013;139:82
2. Azvolinski A. Coffee May Help Protect against Skin Canc. in Scientific American : http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=coffee-may-help-protect-a. Acessado  03/12/13.
3.Wong K. Caffeine May Protect Against Parkinson’s. In Scientic American: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=caffeine-may-protect-agai. Acessado 03/12/13
4. Greenemeier L. Why Are Caffeinated Alcoholic Energy Drinks Dangerous?in Scientic American: http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=caffeine-alcohol-mix-dangerous. Acessado 03/12/13.
escritopor2mauro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s