Afinal o ovo: vilão ou mocinho?

As dúvidas são constantes…posso ou não comer? Hoje faz bem, ontem fazia mal…O que tem por trás da indústria de alimentos que pode tornar hoje um alimento “vilão” e amanhã “mocinho”? Isso é papo para outro dia. Hoje estou aqui para contar um pouquinho a respeito do ovo.

Quem me conhece sabe que sempre posto alimentos que fazem parte da minha alimentação no instagram (@gabrielaprando_nutricionista) e um dia, postei um omelete suculentíssimo e choveram perguntas no meu celular a respeito do consumo de ovos. Pois bem, vou esclarecer alguns aspectos importantes a respeito do “não vilão ovo”. O ovo já foi considerado por muitos um grande vilão devido aos teores de colesterol contidos na gema. Seu consumo já foi associado ao aumento no risco infarto e derrame, assim muitas pessoas deixaram de consumi-lo e uma série de nutrientes essenciais ao organismo deixaram de ser fornecidos.

O ovo é uma proteína de alto valor biológico, contém vitaminas (riboflavina, vitamina E, vitamina B6, ácido fólico, vitamina A, colina, vitamina B12, vitamina K e vitamina D), e minerais (ferro, cálcio, selênio, zinco e fósforo). Estudos demonstram que o consumo de um ovo por dia aumenta os níveis LDL-colesterol em 4,1mg/dL e de HDL- colesterol em 0,9mg/dL e que não há diferença no risco relativo de doenças cardiovasculares em indivíduos que consomem menos de um ovo por semana e indivíduos que consomem mais de um ovo por dia. Outros estudos demonstram que o consumo de um ovo por dia não tem associação com o risco dessas doenças. Claro que sempre deve ser considerado o modo de preparado do alimento. Faça os seus ovos na panela sem utilizar gordura, sem fritar. O processo de fritura utiliza óleos vegetais hidrogenados que são prejudiciais a saúde.

Enfim, o ovo deve fazer parte da dieta da maioria dos indivíduos, com exceção daqueles que apresentam algum tipo de alergia ou intolerância. Só esteja atento ao modo de preparo. Procure seu nutricionista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s