Sopa de Cebola a Moda Francesa

Foto: Seguindo as intenções do Chef Felipe Cilli, que tal prepararmos uma deliciosa Sopa de cebola à moda francesa, para aproveitar o tempo frio? Ingredientes: 4 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de sal 2 cebolas-roxas grandes, cortadas em rodelas finas 2 cebolas-brancas, cortadas em rodelas finas 1400 ml de caldo de galinha 400 ml de caldo de carne 1/2 xícara de vinho tinto 1 colher (sopa) de molho de inglês 2 raminhos de salsa fresca 1 ramo de tomilho fresco 1 folha de louro 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 4 fatias grossas de baguete ou pão italiano 8 fatias de queijo gruyère ou outro queijo suíço, em temperatura ambiente 1/2 xícara de queijo mussarela, em temperatura ambiente 4 pitadas de páprica  Modo de Preparo: Em uma panela grande derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente o sal, a cebola-roxa e a cebola-branca. Cozinhe por aproximadamente 35 minutos, até que as cebolas estejam bem caramelizadas. Junto com as cebolas coloque o caldo de galinha, o caldo de carne, o vinho tinto e molho inglês. Faça um buquê com o ramo de salsa, o tomilho e a folha de louro, amarre com um barbante e coloque-o na panela. Deixe a sopa cozinhar em fogo médio durante 20 minutos, mexa de vez em quando. Tire o buquê e jogue-o fora. Abaixe o fogo, misture o vinagre, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe a sopa em fogo baixo, enquanto você prepara o pão. Preaqueça o forno, usando a opção grill - dourar, ou então esquente o forno bem quente. Numa assadeira, arrume o pão cortado. Leve-o ao forno para torrar durante aproximadamente 3 minutos, vire e deixe por mais 3 minutos ou até que os dois lados estejam tostados. Tire o pão do forno, mas deixe-o a aceso. Separe 4 travessas individuais que possam ir ao forno ou separe uma sopeira ou panela de barro que caiba dentro de um tabuleiro raso ou forma para pizza. Ponha a sopa quente, enchendo até 2/3 da travessa. Por cima coloque uma fatia do pão torrado, 2 fatias de queijo gruyère e 1/4 da quantidade do queijo mussarela. Polvilhe cada travessa com a páprica. Leve ao forno até que a sopa esteja corada e borbulhando. O queijo vai derreter e cair pelas laterais da travessa, parecendo uma cascata. Sirva imediatamente! Acompanha muito bem um Tinto Malbec, Bom apetit!!


A receita de hoje é do Chef Felipe Cilli, via El Cocinero Loko. Uma deliciosa Sopa de cebola à moda francesa, para aproveitar o tempo frio

 Ingredientes:
 4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
2 cebolas-roxas grandes, cortadas em rodelas finas
2 cebolas-brancas, cortadas em rodelas finas
1400 ml de caldo de galinha
400 ml de caldo de carne
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher (sopa) de molho de inglês
2 raminhos de salsa fresca
1 ramo de tomilho fresco
1 folha de louro
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 fatias grossas de baguete ou pão italiano
8 fatias de queijo gruyère ou outro queijo suíço, em temperatura ambiente
1/2 xícara de queijo mussarela, em temperatura ambiente
4 pitadas de páprica

Modo de Preparo:

 Em uma panela grande derreta a manteiga em fogo médio. Acrescente o sal, a cebola-roxa e a cebola-branca. Cozinhe por aproximadamente 35 minutos, até que as cebolas estejam bem caramelizadas.
Junto com as cebolas coloque o caldo de galinha, o caldo de carne, o vinho tinto e molho inglês. Faça um buquê com o ramo de salsa, o tomilho e a folha de louro, amarre com um barbante e coloque-o na panela. Deixe a sopa cozinhar em fogo médio durante 20 minutos, mexa de vez em quando. Tire o buquê e jogue-o fora. Abaixe o fogo, misture o vinagre, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe a sopa em fogo baixo, enquanto você prepara o pão.
 Preaqueça o forno, usando a opção grill – dourar, ou então esquente o forno bem quente. Numa assadeira, arrume o pão cortado. Leve-o ao forno para torrar durante aproximadamente 3 minutos, vire e deixe por mais 3 minutos ou até que os dois lados estejam tostados. Tire o pão do forno, mas deixe-o a aceso.
 Separe 4 travessas individuais que possam ir ao forno ou separe uma sopeira ou panela de barro que caiba dentro de um tabuleiro raso ou forma para pizza. Ponha a sopa quente, enchendo até 2/3 da travessa. Por cima coloque uma fatia do pão torrado, 2 fatias de queijo gruyère e 1/4 da quantidade do queijo mussarela. Polvilhe cada travessa com a páprica.
 Leve ao forno até que a sopa esteja corada e borbulhando. O queijo vai derreter e cair pelas laterais da travessa, parecendo uma cascata. Sirva imediatamente!
 Acompanha muito bem um Tinto Malbec, Bom apetit!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s