Porque a batata doce?

Já faz um tempo que a batata doce virou a queridinha dos praticantes de atividade física, atletas, fisiculturistas, dentre outros. A combinação da batata doce com frango é realmente um excelente pré treino, mas devemos lembrar que a nossa alimentação não deve ser composta somente por batata doce e frango em quantidades exorbitantes.
Primeiro precisamos saber por que existe essa adoração por esse carboidrato, e a resposta é muito simples: índice glicêmico.
O Índice Glicêmico (IG) é um indicador baseado na habilidade e na velocidade do organismo na ingestão do carboidrato de um dado alimento em elevar os níveis de glicose sanguínea pós-prandial, comparado com um alimento de referência que é a glicose ou o pão branco.”
Esse índice foi classificado como:
  •   IG menor ou igual a 55: baixo
  •   IG maior que 56 e menor que 70: moderado
  •   IG maior que 71: alto
A batata doce é um carboidrato de baixo IG. Então, não é a batata doce que é uma santa! Na verdade, ela é somente um carboidrato com IG baixo. Mas como a ingestão de um carboidrato com IG baixo pode ajudar durante o treino?
Primeiro vamos entender o que acontece quando ingerimos carboidratos…
Quando consumimos um carboidrato, o corpo libera insulina que por sua vez, retira a glicose do sangue atuando primeiramente na reposição de glicogênio hepático e muscular. Depois disso, se os níveis de glicose sanguínea ainda forem elevados, a insulina estimula o armazenamento da glicose em tecido adiposo. Assim, o consumo de carboidratos pode ajudar no aumento de massa magra, mas também pode aumentar o percentual de gordura, tudo depende da quantidade que é consumido.
Então…
 A diferença de consumir um carboidrato de baixo IG antes o treino é que eles são digeridos lentamente pelo organismo, não causando os chamados “picos” insulínicos. Agora, o único carboidrato que apresenta baixo IG é a batata doce? NÃO!!! As refeições devem ser variadas e a batata doce não deve ser a única fonte de carboidrato consumida por atletas e desportistas. Alguns exemplos de carboidratos com baixo IG que podem ser consumidos antes do treino: macarrão integral, arroz integral, inhame, pão integral, cará, frutas com baixo IG (como maçã e pera) dentre outros.
Não devemos esquecer também, que o IG considerado deve ser da refeição como um todo, e não somente do carboidrato que compõe a refeição. A ingestão de proteínas, lipídios e fibras em conjunto com o alimento fonte de carboidratos tende a reduzir o IG. Isso deve sempre ser considerado. 
Cada pessoa necessita de uma quantidade de calorias, gorduras e proteínas, por isso, sempre procure um nutricionista para adequar as suas refeições. Não faça “dietas da moda”, esteja sempre bem orientado. A batata doce, assim como outros alimentos não devem ser consumidos em todas as refeições e em quantidades quaisquer. Não é porque a revista ou o post ou seu amigo da academia falou que aquilo é ótimo e deve ser consumido, que você deve consumir também. Se informe mais e procure um profissional. A chance de obter um resultado satisfatório e com saúde é muito maior.
Anúncios

Uma resposta em “Porque a batata doce?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s