Obesidade materna põe bebês em risco

Being overweight raises the chance of having a premature baby, according to new research data.

Se havia ainda alguma  dúvida quanto ao risco da obesidade na gravidez, um trabalho publicado no Journal of the American Medical Association  parece tê-las afastado . Durante 18 anos foram estudados 1,5 milhões de partos, em mulheres suecas.  O número de partos prematuros aumentou proporcionalmente com o peso materno. Mesmo mulheres com sobrepeso (IMC entre 25-30) tinham 25% mais chance de terem bebês prematuros. Quando o  IMC atinge entre 30-35 (obesidade grau I) o risco é 60% maior, chegando a 100% maior para as mães com IMC acima de 40.

O estudo mostrou que a maior parte do risco foi causado porque a obesidade aumenta o risco de complicações graves na gravidez, como pré-eclâmpsia, o que precipita o parto. Este trabalho reforça o papel de orientação alimentar e rigoroso controle de peso no período pré e durante a gravidez e a necessidade de um trabalho multidisciplinar com o obstetra pedindo o apoio de nutricionistas e nutrólogos, sempre que necessário.

Fonte:

Cnattingius S, Villamor E, Johansson S, Bonamy A-K, Persson M, Wikström A-K, Granath F

Maternal obesity and risk of preterm delivery. Journal of the American Medical Association (JAMA), June 12 – 2013, Vol 309, No 22.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s