Molho Shoyu tem glúten?

A resposta é: algumas marcas sim! Por incrível que pareça, algumas marcas de molho de soja contém glúten em sua composição e, por isso, são os grandes violões dos celíacos apaixonados por comida japonesa.
Pra falar a verdade, eu nunca me preocupei muito com isso, afinal de contas pensava que a equação peixe cru + arroz + molho de soja não representava qualquer perigo para mim. Até que um dia, comendo sushi na casa do namorado, resolvi olhar a embalagem do shoyu Ajinomoto que ele tinha comprado e lá estava: CONTÉM GLÚTEN. Quase morri do coração! Aí que me toquei que nas outras vezes que tinha comido japonês com aquele molho eu tinha sentido alguns sintomas da doença celíaca, mas nunca tinha prestado muita atenção, pois achei que talvez tivesse comido algum sushi contaminado pelo Hot Filadélfia, panko ou coisa parecida. 
Isso despertou outra preocupação: será que o conteúdo dos frascos de shoyu Sakura dos restaurantes é mesmo o da marca, ou é substituído por outras marcas mais baratas e que contém glúten? Para a minha surpresa, muitos restaurantes confirmaram substituir o conteúdo dos frascos de shoyu por outras marcas mais em conta, o que me deixou apavorada. E agora?
A solução que encontrei foi a de sempre pedir o molho shoyu em sachet, daqueles que eles entregam quando você pede a comida pra levar. As marcas mais comuns como Sakura, Hinomoto e Oriental Foods não contém glúten. A vantagem é poder ter certeza do que você está consumindo, sem correr o risco de ingerir glúten acidentalmente. 
Para facilitar a vida, aí vai uma listinha para vocês ficarem alertas:
CONTÉM GLÚTEN
NÃO CONTÉM GLÚTEN
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s