Uma das coisas mais chatas em não poder comer nada com glúten nessa vida, além de não poder comer nada com glúten, é sair para comer. Você acaba se acostumando com os mesmos lugarzinhos de sempre, começa a querer ficar em casa e vira expert na cozinha (o que não é nada ruim, diga-se de passagem), enfim, fica com medo de se arriscar por aí e acabar passando mal.
Confesso que ainda acho super chato ter que ficar perguntando pro garçon se isso ou aquilo leva farinha, se o caldo de carne que ele usa é da marca X ou Y, se o molho shoyu do vidrinho é mesmo Sakura, explicar que Maizena não contém glúten, que leite e queijo também não, que pouca farinha de trigo quer dizer muita dor de cabeça (e de barriga), e por aí vai. Mas cheguei à conclusão de que viver sem glúten não significa parar de viver, então quando vou a algum lugar eu pergunto mesmo, explico até cansar e, se for preciso, saio do restaurante e vou para outro lugar onde eu possa comer.
Pensando nisso, montei essa listinha com 5 lugares para comer comidinhas gostosas e sem glúten, que é pra gente ficar feliz saindo do óbvio!
1. Chili’s Cocina Mexicana
Onde: Ponteio Lar Shopping – Rodovia BR 356, 2500 – BH/MG
Telefone: (31) 3286-5653
O que pedir: As tortillas e os nachos são feitos pelo próprio restaurante com farinha 100% de milho, conforme me assegurou o gerente da casa. A guacamole também é uma delícia e vai muito bem com uma frozen margarita.
2. Vianney
Onde: Rua Aimorés, 155 – Funcionários – BH/MG
Telefone: (31) 3227-2071
O que pedir: Caldo de camarão. A receita leva Maizena, o caldo é super leve e temperadinho com alho poró. Vai bem com um vinho pra tomar na varanda, onde tem umas mesinhas e um ambiente bem gostoso.
3. Bolão
Onde: Praça Duque de Caxias, 288 – Santa Tereza – BH/MG
Telefone: (31) 3463-0719
O que pedir: Omelete misto com queijo, presunto, cebola e palmito. Um clássico da baixa gastronomia completamente sem glúten, bom pra comer depois da balada, já que hot dogs e afins já não nos pertencem mais (ou nunca pertenceram).
4. Devassa
Onde: Av. Getúlio Vargas, 809 – Funcionários – BH/MG
Telefone: (31) 3223-2356
O que pedir: Pizza de Tapioca com três opções de recheio: marguerita, vegetariana, calabresa e carne seca com catupiry.
5. Bombshell Bar
Onde: Rua Sergipe, 1395 – Savassi – BH/MG
Telefone: (31) 8850-3627
O que pedir: Batata Rosti que serve muito bem duas pessoas e vem em sete sabores diferentes. Minha favorita até o momento é a de carne seca, mas a de alho poró com palmito também é maravilhosa. Ah, os drinks do lugar são imperdíveis.
Ah, um detalhe indispensável: é importante sempre se informar sobre os ingredientes das receitas e saber se eles contém ou não glúten. Outra coisa importante é observar os sintomas da doença celíaca após a ingestão de algum alimento, pois, por mais que ele originalmente não contenha glúten, pode ter sido alvo de contaminação cruzada.
Boas saídas!
Nossa! Não te ideia de como me identifiquei com esse texto e fiquei feliz de saber que tudo que eu faço é completamente normal para uma celíaca. Amei, amei as opções de lugares para comer, estou em BH a passeio e não sabia onde ir para comer.
Não esqueça do Maurizio Gallo, restaurante de comida italiana que oferece massas sem glúten!