E o tal do Monavie?

Acho interessante como a vida é cíclica, até mesmo na área da saúde. Há pelo menos umas três semanas que tenho ouvido intensamente sobre um tal de suco riquíssimo em vitaminas chamado Monavie. Antes destas semanas eu nunca tinha ao menos ouvido falar deste tal “elixir”, e por isso digo que é interessante como as situações da vida se tornam cíclicas. O Monavie me lembra muito o tal do Herbalife (que graças a Deus deu uma sumida importante do mercado da nutrição), porém com condições financeiras muito mais atrativas que as condições nutricionais do seu produto. Mas, como é um blog de nutrição, pensei primeiro em falar da qualidade nutricional do produto.
monavie
Produtos Monavie: Sucos, shakes, energéticos
De acordo com o site o Monavie é um caminho para “a more meaningful life”, algo como “uma vida com mais significado”, se traduzirmos para o português literal. Os produtos são sucos de açaí super enriquecidos com mais 19 frutas, servidos em belas garrafas de vinho, além de shakes, energéticos e dizem que até barras de cereal vem por ai.
Li um pouco sobre o processo de preparação do suco “com açaí direto da região amazônica” e sobre a pasteurização para manter a qualidade nutricional do produto. Bom, meu primeiro questionamento vem ai. Nada contra produtos pasteurizados, mas sabe-se que há, naturalmente, uma perda importante de algumas vitaminas e minerais já no processo de manipular qualquer fruta. Até ai tudo bem, os sucos de caixinha, e até mesmo os naturais, sofrem essa perda. O que me interessaria saber é como manter a qualidade de 20 frutas (afinal são 19 mais o açaí) em um frasco de um suco. Outro ponto que me chama a atenção aqui é algo que também aprendemos na escola de nutrição: as vitaminas e minerais disputam sítios de absorção no nosso organismo, o que isto quer dizer é que não adianta oferecer todas as vitaminas possíveis, sendo que a porta de entrada de algumas é semelhante a de outras, ou seja, você nunca vai absorver tudo o que está comendo. Para isto vem a minha segunda pergunta: qual é a necessidade de comer 20 frutas de uma só vez? Não entendo, nunca entendi. Na pirâmide me pedem só três ao dia. Alguém conseguiu contestar a validade da pirâmide alimentar para padronização de alimentação de grandes grupos populacionais? Não. Por isto ainda acredito nela.
Pirâmide alimentar: as frutas devem ser ingeridas de 3 a 4 vezes ao dia
Mas voltemos ao Monavie.
Eu fiquei muito curiosa para saber como os vendedores convencem seus consumidores a comprar o produto. Dei uma lida em alguns blogs e sites que comentaram o assunto. Há gente que diz até que o tal suco cura câncer e ansiedade. Se for verdade descobrimos o início de um elixir da vida. Mas eu me lembro que na época de Herbalife tinha isso também, o shake curava tudo. Emagrecia e curava, olha que maravilha? O que aconteceu depois? Vários relatos de desenvolvimento de câncer gástricos (afinal o Herbalife nunca revelou sua receita real) e vários magrinhos engordando novamente. Mas com o Monavie não há nada provado ainda, e nem estudado. Os criadores do suco reforçam que estas informações de cura de doenças são vinculadas pelos vendedores do produto, e nunca por eles. Realmente o site não fala de milagres e somente de qualidade de vida. Se os próprios criadores não colocam sua mão no fogo para afirmar os benefícios do seu produto, é melhor os vendedores repensarem sua maneira de propagar o produto.
Li também sobre alguns testes bromatológicos realizados nestes produtos. Alguns estudos até questionam o percentual de açaí do suco, dizendo que poderia ser considerado somente um extrato da fruta. Mas gente, se o suco é de açaí e não tem açaí, bom sinal não é, não é mesmo? Começo a me questionar até a presença das outras 19 frutas.
Mas não estou aqui para criticar. Estou aqui para citar fatos, e volto a dizer o que eu sempre digo sobre novos modismos e produtos alimentares: não existe segredo para uma alimentação saudável. Você tomar um suco de 19 frutas, que custa R$50,00 a garrafa, não vai torná-lo mais saudável que eu que como minhas três frutinhas frescas ao dia. Talvez eu seja até mais saudável que você. Mas só talvez. A alimentação é fonte de nutrição mas é também fonte de prazer. Eu como minhas três frutas porque gosto e ai, por consequência, fico saudável. Você toma seu suco de açaí que você diz que gosta e provavelmente fica mais saudável. Mas você só não me convence que tem mais prazer tomando seu suco de açaí com 19 frutas do que eu que posso comer 3 frutas diferentes a cada dia. É isto. E digo mais, a minha maneira de comer, em relação as frutas, é mais barato que a sua.
O que eu gostaria de reforçar é que modismos vão e vem. Hoje o Monavie é uma realidade, não posso negar que é uma marca que está crescendo, e faturando absurdamente, mas não posso garantir que é algo que venha para ficar. Assim como o Herbalife ninguém gosta de procurar milagres para a saúde para o resto da vida, no final das contas, a gente gosta mesmo é de comer comida, e não de se sacrificar por produtos caros e com pouco resultado. Pode ser no futuro que o Monavie caia no ostracismo como a Herbalife, e isto vai ser ruim para aqueles que toparam entrar no programa de revenda do produto para ficar rico. Mas isto é um problema deles, e talvez, a questão financeira que envolve a indústria do Monavie, seja assunto para um outro post bem mais polêmico que este aqui…
Anúncios

24 respostas em “E o tal do Monavie?

  1. Encontrei esse site pois estava a procura de uma imagem sobre a piramide alentar de Harvard…..acabei deparando com essa
    Matéria! Confesso que me decepcionei… Pra mim, um nutricionista que fala mal da Herbalife precisa se informar e se atualizar! Tomo “o tal do Herbalife” a mais de 4 anos e nunca estive tão bem! Conheço MUITOS consumidores e consultores que assim como eu melhoraram a saude usando Produtos DA HERBALIFE! Nao existe milagre, nós somos o milagre…depende de nós se alimenatr da forma correta e viver bem: beber água, atividade física, alimentação equilibrada e Suplementação Nutricional com produto de qualidade e os melhores são os da Herbalife…sem sombra de dúvidas! Cada dia mais apaixonada!!! Recendo para quem ainda não conhece…

  2. Rafaela, obrigada pelos comentários! Meu esposo realmente é da área e me explicou todos os processos…e ele continua sendo contra! Mas opinião é isso ai! Fico feliz em saber que o projeto realmente existe e espero que continue existindo. Volte sempre!

  3. Boa noite pessoal. Bom, lendo aqui os posts, não vou entrar no mérito de produtos, da empresa ou dos próprios vendedores… mas acho que em relação "ao conto do vigário" está havendo uma generalização em relação ao que os vendedores dizem. Em nenhuma das reuniões da monavie ouvi dizer que seria um ganho fácil de dinheiro, que eu ficaria rica ou que as porções de frutas deveriam ser substituídos pelos produtos da monavie, pelo contrário, diziam sempre que se uma pessoa não consegue consumir as porções necessárias de frutas/dia poderiam usar o produto para tal (não estou questionando aqui a questão nutricional, afinal de contas, como foi levantado anteriormente, não sou nutricionista e apesar de ser biomédica, mestre e doutora não tenho propriedade para falar do assunto). Em relação ao projeto social, ele existe sim e funciona! Moro na rua do projeto MORE, conheço crianças e adolescentes que se beneficiam (e muito) do projeto, inclusive o filho da minha empregada doméstica, além de ser madrinha de duas crianças do projeto. Outra coisa, a monavie não é pirâmide financeira, ela trabalha com marketing de rede e está na ABEVD (Associação brasileira de empresas de vendas diretas) que é o órgão que regulamenta essas empresas, e seu esposo como é da área, vai poder te explicar melhor o que é já que você é nutricionista. Bom, esses são alguns esclarecimentos que gostaria de fazer em relação a alguns comentários que foram feitos. Abraços!

  4. Ontem eu fui a uma reunião da monavie aqui na frança.total brainwash, nao falam da qualidade nem capacidade de nutriçao do produto, só falam das promessas e ganhos financeiros milagrosos.Quando houve a oportunidade de perguntas, perguntei a eles como eles faziam para extrair tanto açaí no brasil, já que para a extraçao do açai exige, em tese, um rigoroso processo de comprometimento sustentável. nao me responderam. Uma diamante rubi que veio dar a palestra direto do méxico ficou imediatamente sem graça, olhou para o diretor da marca aqui na frança e ele mandou eu ir olhar no site e encerraram-se os questionamentos.Depois vieram me falar que existem vários projetos sociais da monavie no brasil e bla bla bla… Se eu entendi direito, o projeto social da monavie é em niterói. Em niterói nao há extraçao do açaí. Que eu saiba e me corrijam se necessário, a extraçao é feita na regiao norte do brasil, que é inclusive muito pobre. Qual a coerência de um projeto social em niteroi? QUal o engajamento da marca com as questoes ambientais e sociais? Nao é o tema principal da polemica, mas tbm nao pode ser esquecido. A garrafa aqui é vendida a 40euros. Um absurdo de caro e sem possibilidade de crescimento junto ao publico francês, que muitas vezes por causa da correria, é obrigado a comer muito produto industrializado, nao vai substituir as frutas e legumes necessários por uma dose de 30ml de monavie diariamente. Nesses 30ml diários, vc acaba consumindo 3 garrafas ao mes. 120euros por mes pra beber 30ml por dia? no no no…Eu nao poderia ser distribuidora do produto porque simplesmente acho muito desonesto vc vender a idéia que 30ml do suco será mais eficaz que comer a fruta. isso é tão ilógico quanto água de coco em pó ser natural! hahaha please , gente… o mínimo de raciocínio com o mínimo das aulas na escola (olha que nem precisa ter formacao academica, hein?) já lhe dá a resposta.

  5. Marina, e os energéticos deles? Meu vizinho vende e me deu! tomei um dia um energético deles com vodka (bem saudavel mesmo! hahaha) e ainda tenho 3 la em casa… é pior que esses tipo red bull, burn e etc ou é tudo "farinha do mesmo saco"? Beijosp.s. to cada dia gostando mais daqui… mas tenho vergonha de comentar! agora criei coragem! hahahap.s.2. ate sigo o instagram da sua amiga gabriela daqui, agora!

  6. Adorei o post!Quando um "amigo" tentou me oferecer o produto, pelos meus conhecimentos de marketing (e não nutrição), a primeira coisa que falei a ele foi: "o brainwash" funcionou muito bem em você. O marketing é efetivamente poderoso para ganhar dinheiro em qualquer lugar do mundo, especialmente nos EUA, onde ele nasceu.Qualquer produto pode ser vendido e seus mentores podem ficar milionários com esse produto. "Mas os distribuidores também ganham". É óbvio… como administradora, teria o maior prazer em pagar muito para um funcionário que me trouxesse muito lucro… Ainda que às custas de outros.Qualquer dia desses vou inventar "fezes tratadas em lata" e fazer um mega trabalho de marketing alegando que as propriedades do produto para a pele são milagrosas. Em relação à nutrição, prefiro as minhas 3 porções de frutas diárias também! Fico feliz em ter a mesma concepção de pessoas altamente instruídas – e diplomadas.Podem pensar o que quiser, mas um diploma faz, sim, bastante diferença para uma pessoa. Se não conhecimento aprofundado de um assunto, ao menos a amplitude da mente para não cair em qualquer conto do vigário do mundo moderno!

  7. Oi sou Amanda, realmente vi o produto e a primeira coisa que fiz foi olhar a tabela nutricional do produto e la só tem vitamina C e muito sódio (quase um refrigerante). Porque tendo tantas frutas um produto só teria vitamina C? Ate Achocolatado tem mais vitaminas que esse produto. Acho que Achocolatado de caixinha é o novo elixir da vida -.-'

  8. Marina, meus parabéns pelo post, achei mt bem escrito, claro e honesto. Idem p seus comentários.Gostaria de ter lido ele antes de ingressar no negócio… heheSylvia, o projeto social da Monavie situa-se na cidade de Niterói (RJ) e é bem provável que por isso não tenha registro junto à Prefeitura de SP.Vou contar rapidamente o q houve comigo. Uma amiga me apresentou a empresa, me interessei mais ou menos, mas deixei passar. Depois, me convidou de novo, mas aí eu ja estava mais aberta a uma ideia nova, analisei os riscos e entrei. Contudo, já parei de contribuir mensalmente, estou com um estoque de produtos e faço uma ou outra venda direta para conhecidos. Não quero mais incomodar meus amigos com isso, para cadastrá-los, mesmo que para mim isso signifique não ganhar dinheiro. Aliás, eu ganho mto mais, na verdade… E n é de dinheiro q estou falando…!Enfim, é polêmica minha posição pq n penso como os q estão super engajados na empresa, mas é isso o q penso hoje, depois de ter me dado a oportunidade de vivenciar isso. Desejo sucesso aos que entraram e ainda hão de entrar, mas como o mundo é feito de diversidades, esse tipo de negócio não é para mim!A vantagem é que, de mais a mais, n perdi dinheiro. Estou consumindo os produtos, vendendo… só ocupando espaço aqui em casa, isso é fato! Mas isso logo se ajeita! Abçs, (e grata pela oportunidade de registrar isso…)

  9. Marina, não sei se você sabe mas quem trabalha com Multinível tem 90% motivação(olhos vedados) e 10% ação… Nem adianta vc explicar a parte científica pra eles que eles nunca concordarão com você… os caras querem é ganhar dinheiro e pronto! e como seu post pode impedir muitos iniciantes nas redes destes nossos amigos… ( afinal vc foi um dos primeiros resultados do Google quando pesquisei sobre a empresa) eles estão putos! Enfim… internet é pra isso e continue com seus posts… ACREDITA QUEM QUISER! PARABÉNS. Aliás… estes caras que trabalham com multinível são um bando de cara chato. Corro de todos!

  10. O que é muito interessante nas fontes citadas pelos defensores da Monavie, tanto aqui quanto em outros sites e blogs que tenho pesquisado é que todas as fontes que "explicam o funcionamento" e defendem o produto são da própria empresa e nenhum de uma fonte imparcial,enquanto as críticas tem origem nos dois tipos de fontes.Também não vejo a vantagem de tomar um suco com 20 frutas enquanto vivemos num país em que todas as espécies de frutas estão ao alcance da mão. Ainda que fosse nos EUA, onde o povo nunca viu um açaí de perto…Por último, os projetos sociais. Não é o tema deste blog mas foi citado nos comentários: eu pesquisei inclusive junto à Prefeitura de São Paulo (onde esse tipo de projeto tem que ser cadastrado e autorizado) e ninguém nunca ouviu falar de uma empresa americana distribuindo suco mágico, construindo escolas e tirando famílias inteiras da pobreza.Em resumo: tomem muito cuidado quando todas as suas informações vem de uma única fonte. Qualquer pesquisa no Google mostra que essa Monavie é, no mínimo, uma grande loroteira.

  11. Anônimo, é uma pena que você não coloque seu nome para que eu falasse com você de uma maneira mais cordial, mas sem problemas.Realmente eu não formulei nenhum argumento em relação a qualidade dos produtos, e faço isto porque a minha verdade não é maior que a de ninguém, nem do que a sua, que gosta dos produtos. O meu blog geralmente é visitado por pessoas que gostam de alimentação, não simplesmente de suplementação, e como ele é o MEU blog eu falo o que quiser nele, afinal as opiniões são minhas e não cabe a você escolher se elas são adequadas ou não para o MEU blog. Talvez elas não sejam adequadas para uma revista da monavie, mas para uma revista de nutrição seriam sim. Não venha questionar o meu embasamento. Eu não sei se você é nutricionista, médico ou qualquer outro especialista da saúde, mas eu quando escrevo eu não venho aqui para falar besteira, afinal realmente a minha credibilidade está em jogo, e ela estando em jogo eu não ousaria falar bem de um produto que eu não confio.Eu não indico Monavie, Herbalife ou qualquer outra variável destas suplementações para nenhum paciente meu, e isto se chama conduta. Se você não concorda, e tem total direito disto, é só procurar outro nutricionista (apesar de eu conhecer poucos que sigam esta linha).Sobre a questão financeira, realmente eu sou nutricionista, e eu estou imaginando que você seja um dos agraciados com a oportunidade financeira que é entrar para a Monavie, porque se não fosse você não estaria perdendo seu tempo discutindo aqui com uma mera nutricionista, não é mesmo? Mas mesmo que eu seja nutricionista isto não me torna uma "anta" financeira, mas já que vamos falar de especialista para especialista eu vou usar o argumento do meu marido, que é consultor de riscos financeiros, para te explicar porque não tenho interesse em aderir o "projeto" da Monavie: todo esquema de pirâmide tem que ter uma base financeira, e a base da Monavie são vocês que injetam dinheiro mensalmente para fazer parte do projeto. Eu não acredito que para o resto da vida vai ter gente para entrar na base da pirâmide, e se tiver, bom para vocês, mas não é mesmo meu esquema de vida para ganhar dinheiro. A Monavie cresceu muito sim, claro o que mais tem ai é gente querendo entrar nessa maravilha pra virar um Black Diamond, mas não se esqueça que a empresa auditora da Monavie foi a Ernest Young, a mesma que em 2009 foi acusada de fraude de resultados.Mas enfim, Anônimo, faremos um post só sobre a questão financeira da Monavie, escrita inclusive pelo meu marido (que eu acredito que você deva respeitar a formação dele, visto que não é só um nutricionista, correto?) e se você quiser vir aqui comentar EDUCADAMENTE, sem indiretinhas sobre o meu conhecimento ou a minha área, você está convidado.

  12. Marina, concordo que os blogs servem pra isso: pessoas se expressarem. Entretanto, creio que na qualidade de nutricionista, você deveria sim buscar se embasar um pouco mais… sua credibilidade está em jogo. Afinal, as pessoas que leem blogs estão aqui para se "alimentar" da opinião dos outros, concorda? Se não fosse por isso, não haveria um por que de os blogs existirem.Em relação aos produtos, você não fez nada errado… você pesquisou onde pôde (acredito eu) e deu a sua opinião. No fim das contas, não conseguiu formular nenhum argumento negativo em relação à qualidade dos produtos.Eu acho muito válido esse tipo de pesquisas… e acho que ela deveria se estender a outros produtos como Coca-Cola, Gatorade, Pizza da Sadia, barrinhas da Trio, etc… o que acha de fazer um post sobre cada um deles?Já em relação à forma de se trabalhar (isso mesmo, trabalhar!) e receber na empresa, te convido a saber um pouco mais antes de comparar com outras empresas e até mesmo falar em imediatismo em ficar rico… isso não acontece. Se não, seria a cura da pobreza mundial, concorda?E, para finalizar, eu não acredito que uma empresa que cresceu mais de 20% no último ano (valor superior a 3 vezes a média das empresas brasileiras) esteja caindo no ostracismo! Se você pesquisar um pouco sobre mercado (sei que essa não é a sua área, afinal, você é nutricionista, certo?) verá que é uma marca que pouquíssimas empresas conseguem atingir, e não são as que estão decrescendo 😉

  13. Olá Marina.Obrigado pelo tempo dedicado a pesquisa da Monaie.Quer deixar como gentileza a sugestão de pesquisar o desenvolvimento da Monavie nos EUA, seu projeto social, escutar uma apresentação de algum distribuidor por completo e vivenciar os produtos.Acredito muito que sua experiência como nutricionaista pode contribuir a nós todos se tivesse a vivencia do consumo dos produtos a curto prazo.Obrigado.

  14. O MonaVie é só mais uma das picaratagens, em busca de incautos, que preferem um milagre do que a dura realidade. Se é tão saudável, e feito de frutas (20) , não deveria ser tão caro – aliás se houvesse boa intensão , não devia nem ser cobrado – era só passar a receitas que as frutas eu bateria no meu liquidificador ou prcessador, né mesmo ?Parabéns pelo post

  15. Adorei o post… principalmente a parte em que vocês falam a respeito dos sítios de ligação… No curso de farmácia vemos muito isso a respeito destes polivitamínicos como o Centrum… Parabéns pelo post… pena que o ser humano é muito ligado ao imediatismo, algo que ajuda e muito estes modismos que garantem tudo a curto prazo…

  16. Bernardo, eu não sei se você sabe mas é para isto que blogs existem. As pessoas expõem sua opinião e você pode concordar ou discordar perfeitamente. Eu não simplesmente "tirei conclusões como nutricionista". Não sei se você verificou a minha formação na página "Quem somos nós?", mas eu não costumo fazer comentários sem embasamento. Uma coisa é não concordar, tudo bem, não tem ninguém te proibindo de nada aqui, outra coisa é dizer que eu não tenho embasamento para falar de algo que é exatamente a minha área de trabalho. Gostaria que você trouxesse argumentos de qualidade para que possamos tornar este local aqui um lugar de debates saudáveis sobre alimentação e saúde ok? E assim que a Monavie expôr no site dela TUDO e até mais do que questionei aqui ai você pode me chamar de desatualizada, ok?Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s