Whey Protein- Tipos e Benefícios

A Proteína do soro do leite, sendo seu nome comercial mais conhecido como Whey Protein, é uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA, necessários para o ganho de massa muscular magra.
Evidências científicas indicam que o whey promove uma melhora consistente no volume corporal, sobretudo quando combinadas com exercícios de resistência. Entretanto devemos ficar atentos ao comprar o produto e sempre observar seus ingredientes. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote de whey. Por exemplo: Ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame.
Observe também o tipo de adoçante usado. Alguns são adoçados com sucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importados e é considerado o melhor adoçante. Em outros, na sua maioria de origem nacional, verifica-se aspartame, e outros adoçantes prejudiciais.

Alguns benefícios a mais do Whey Protein:


– Combinação ideal de aminoácidos para melhorar o volume corporal, a performance atlética e o crescimento dos músculos;
– Promove maior retenção de nitrogênio – fator de crescimento muscular;
– Solúvel, muito fácil de digerir, altíssimo valor biológico, eficientemente absorvido pelo corpo;
– Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteína e mantém a massa muscular – metabolismo alto;
– Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que ajudam na manutenção de um sistema imunológico saudável;
– Possui altas concentrações de BCAA;
– Comparado grama-a-grama com outras fontes de proteína, o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;
– Ação antioxidante, aumenta os níveis de Glutationa-GSH;
– Contribui para a redução dos sintomas de overtraining.


Tipos de Whey Protein:

Whey Protein Microfiltrada
Conhecida também como lactoalbumina, é a mais completa fonte de proteínas existente. É a mais tradicional forma de whey, obtida através da proteína do soro do leite, com um perfil de vários aminoácidos essenciais sendo que tem em grande porte os 8 aminoácidos essenciais aos quais não são produzidos pelo organismo e devem provir da dieta. Este whey é rico também em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s) Esta forma é a maior fonte de BCAA’s existente entre os alimentos.

Whey Protein Concentrado
O whey protein concentrado possui componentes bioativos que aceleram o processo de recuperação pelo fornecimento de proteínas neste caso é mais acelerado. Ótimos para acompanhar seus alimentos preferidos ricos em carboidratos. A porcentagem de proteína deste produto pode variar de 34% a 80%. O restante do produto consiste de lactose (4 a 8%), minerais e umidade. Sua absorção é mais lenta comparada aos outros tipos de whey, pelo fato de conter quantidades significativas de outros nutrientes.

Whey Protein Isolado
Neste caso, este whey protein apresenta 95% de proteínas, a diferença entre os outros está no processo de extração, este é extraída por um processo de ionização. Geralmente são isentos de gordura, carboidratos e lactose. Recomendado especialmente para logo após acordar e depois de malhar ou praticar exercícios intensos.

Whey Protein Hidrolisado
Este é um tipo mais incomum. Basicamente, a proteína aqui é pré-digerida. É o whey protein com maior número de proteínas, o termo hidrolisado é porque este whey protein é extraído através de um processo chamado hidrólise enzimática. Nesse caso, a proteína tem maior velocidade de absorção dentre todos os wheys assimilados no músculo, alcança até 92% das proteínas no processo de extração do soro.

Whey Protein Isolada Ion Exchange
Essa proteína isolada é extraída através de um processo chamado de troca iônica onde permite que se alcance 95% das proteínas. Ela é de alto valor biológico (High – VB) e seu processo de extração lhe dá o maior aporte de proteínas nobres concentradas, com um teor extremamente baixo em gorduras e carboidratos.

Ao escolher o melhor tipo de whey protein para seu caso, avalie os ingredientes do produto que você pretende adquirir e de preferência converse com um nutricionista. Geralmente o produto tem nome de Whey, porém, ao observar os ingredientes encontrados na página do produto ou no verso do pote, você descobre que, por exemplo, outras fontes de proteína, como albumina e proteína da soja, foram adicionadas. Assim, se o produto possui mais de uma fonte de proteína (que não seja a proteína do soro do leite) em sua composição, você já fica ciente que não é 100% de Whey Protein.
E ainda alguns suplementos de Whey Protein possuem mais carboidratos por porção do que outros, e isso sem dúvidas terá um impacto bastante grande na quantidade de proteínas que você está consumindo e nos seus objetivos.

E o mais importante: NUNCA comece sua suplementação sozinho. O acompanhamento de um nutricionista é essencial para bons resultados e para manutenção da sua saúde. O excesso de consumo de proteínas pode ser prejudicial ao organismo.
Anúncios

Uma resposta em “Whey Protein- Tipos e Benefícios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s