Opinião: O Esporte e seus Patrocínios

globo_logogrande1-300x300

Patrocinar um grande evento esportivo como as Olimpíadas, Copa do Mundo, Super Bowl, Champions League, entre outros, é um privilégio que poucas marcas conseguem, principalmente por causa do dinheiro que precisa ser investido.

A questão é que a maior parte dos patrocinadores apenas “estão ali”, sem uma razão específica, promessa ou defesa de planejamento, como se fossem simples logos em placas.

Análise mostra que há cerca de 50% mais probabilidade de consumidores considerarem uma marca “inspiradora” e “confiável”

 Um perigo !

Você sabe quem foram os patrocinadores de Londres 2012?

Coca-Cola

 
A Coca-Cola iniciou sua participação publicitária em Olimpíadas nos Jogos de Amsterdã, em 1928. Sua principal ação para os Jogos em 2012 é a campanha global “Move to the Beat” (Entre no Ritmo) para trazer os adolescentes para mais perto da competição e do esporte em geral. O gancho da ação é a fundir o ritmo de Londres ao do esporte olímpico para conectar os jovens com a capital inglesa. A marca também é a parceira oficial do Revezamento da Tocha em todo o mundo desde 1992, quando a iniciativa passou a ser realizada. Neste ano, quatro brasileiros foram escolhidos para o revezamento: Tião dos Santos, Rene Silva, Eduarda Cristina e Marcos André. A contradição : As bebidas adoçadas são hoje, talvez a principal causa de obesidade no mundo. Como compatibilizar uma marca que favorece a obesidade e a doença com um evento que deveria promover a saúde e os bons hábitos ?

McDonald’s

McDonald's

 

Patrocinador dos Jogos Olímpicos desde 1968, o Mc Donald’s é a marca que domina no segmento de alimentação. Antes mesmo do evento começar oficialmente, a rede de fast food se envolveu em polêmica ao reiterar seu monopólio sob a venda de batatas fritas. A companhia montou uma verdadeira cidade dentro de Londres: sua unidade central na cidade terá três mil m² de área construída majoritariamente com material reciclado e capacidade de produção de 1,75 milhão de refeições ao dia. No quesito ativação, o McDonald’s tentará modificar um motivo de rejeição que paira sobre sua marca, o de que o fast food faz mal à saúde. Para tal, a rede oferecerá opções mais saudáveis em seu menu, como frutas e vegetais, além de sucos, leite desnatado e outros itens, visando especialmente o público infantil.Será que é o suficiente?Afinal , no mundo desenvolvido a McDonalds vem se notabilizando por manter em suas redes alimentos altamente calóricos, incentivar crianças a consumir altas quantidades de calorias (via McLanche Feliz) e outras práticas pouco recomendáveis.
Os outros patrocinadores são P &G, GE,SAMSUNG,ADIDAS entre outras.
O BatataFrita Pode ? pergunta : não seria a hora de proibir este tipo de patrocínio em eventos esportivos, como foi feito com cigarros e bebidas alcoolicas ? Afinal a obesidade mata muita gente pelo mundo afora.
Dê a sua opinião.

Uma resposta em “Opinião: O Esporte e seus Patrocínios

  1. Apesar de serem marcas que exploram o consumo de alimentos altamente calóricos elas parecem ser as únicas interessadas em estimular a prática esportiva. Temos outras grandes redes de alimentação que teriam condições de patrocinar eventos menores para depois chegar aos grandes e que nem isso fazem. Por outro lado, é realmente hipócrita pedir para praticar atividade física e depois tomar uma coca-cola e comer um hamburger, mas com toda essa pressão mundial tanto a coca quanto o mcDonalds estão investindo em alternativas saudáveis. Hoje é possível ir ao McDonalds e tomar suco, ou comer uma fruta. Penso que, estas marcas, dentro da cidade olímpica ou de outros eventos esportivos, devem disponibilizar somente seus produtos considerados "saudáveis", virando suas forças para a associação de uma alimentação saudavel com a prática de exercícios físicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s