Horta em casa???

Independente do espaço ou condições de luz, qualquer um pode plantar brotos, ‘sprouts‘ e ‘microgreens‘ na sua casa. Todos estes são ricos em antioxidantes, vitamina C, fibras e proteínas.
Microgreens: São uma forma inicial de vegetais comestíveis produzidos por sementes de hortaliças, ervas aromáticas e outras plantas. O seu tamanho varia entre 5 e 10 centímetros desde a raiz até às folhas.

Brotos: são as sementes germinadas com folhinhas bem definidas. Come-se então as sementes, raízes, folhas e caules. 

Sprouts (grãos germinados): são apenas as sementes germinadas. 
Todos os tipos de sementes, desde as pequeninas até as maiores podem ser plantadas no solo, em casa. Lojas de alimentação saudável e mercados que vendem a granel (mercados municipais e feiras livres das cidades do Brasil) são ótimos lugares para encontrar sementes acessíveis para plantar. Escolham as sementes que não foram tratadas com fungicidas, priorizando as sementes orgânicas. Nestes locais você também pode encontrar a terra preparada para o plantio das sementes, sprouts e microgreens.

Como plantar?

Alface, espinafre, girassol, ervilha verde, feijão azuki, brócolis, lentilha, alfalfa, beterraba, repolho, mostarda, agrião, rabanete, cebola, couve, rúcula.
1.       Para que a germinação seja rápida, embeba as sementes em água a temperatura ambiente por 4 a 8 horas. Embeba as sementes de casca dura por um tempo maior;
2.       Escoe a água e seque as sementes rapidamente;
3.       Encha seu recipiente com três quartos de terra preparada. Espalhe a terra uniformemente. Esse recipiente deve ter buracos para drenagem e no mínimo 10 cm de profundidade;
4.       Espalhe as sementes no topo da terra e cubra com um pouco de terra úmida. Se as sementes já vierem plantadas, utilize a terra do plantio inicial;
5.       Escoe a água na bandeja abaixo do recipiente. Coloque-o em um local quente. O solo deve ficar levemente úmido – como uma esponja úmida. Suas sementes não precisam de luz até elas germinarem. O tempo de germinação depende da semente. Rabanete, agrião, couve e mostarda demoram entre 4 e 8 dias; girassol e cebola demoram de 10 a 14 semanas;
6.       Quando pequenas mudas começarem a aparecer, coloque o recipiente em um local que bata sol. Lembre-se de manter o solo úmido sem inundá-lo.

Colheita
Colha os brotos mais novos logo após a germinação. Corte rente a terra com uma tesoura. Espere alguns dias antes de colher novamente – nessa hora aparecerão os ‘microgreens’. Eles estarão com quatro ou mais conjuntos de folhinhas.

Depois da colheita
Continue cortando os brotinhos e microgreens até a colheita cessar. Faça a compostagem da terra e inicie novamente.
Dica: melhor que comprar novos recipientes de plástico, você pode plantar em recipientes de maionese, margarina, iogurtes e outros. Faça alguns furos na parte inferior para drenar, coloque uma bandeja logo abaixo e está feito seu plantio!

E como utilizar?
Todos estes combinam com saladas, sopas, caldos e molhos. Basta usar a criatividade! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s